O que é o INCC?
O que é o INCC?
INCC é a sigla de “Índice Nacional de Custo da Construção”, que, como o próprio nome diz, apura a variação do custo da construção em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Ele é um dos três índices que integram o IGP-M, e sua divulgação é feita nos dias 20 de cada mês. Nas regiões onde não existe o CUB (Custo Unitário Básico de Construção), o INCC é o indexador mais utilizado para atualizar valores de contratos imobiliários.
Confiança do consumidor
Antigamente (mas nem tanto), quem comprava um imóvel na planta pagando o preço antes do recebimento das chaves, exigia a fiança pessoal dos sócios da maioria das construtoras, como garantia do seu investimento. Hoje, chega a ser surpreendente como algumas pessoas entregam quantias volumosas com base em mera promessa de uma empresa, muitas vezes destituída de qualquer segurança em relação ao cumprimento da obrigação.
Bairros planejados
Os bairros planejados são a nova tendência do mercado imobiliário brasileiro e parece que vieram para ficar. Esses empreendimentos, que reúnem em um só lugar da cidade imóveis residenciais e comerciais de vários tipos e tamanhos, preveem a abertura de praças e avenidas maiores e melhores do que as existentes no seu entorno. Shopping e hotel normalmente completam o projeto.
Responsabilidades dos Corretores de Imóveis
O presidente do CRECI/SP alerta que o corretor de imóveis precisa estar a par de todos os detalhes envolvendo um imóvel negociado – ventilação, luminosidade, vizinhança etc., sob pena de ser responsabilizado civilmente caso, no futuro, surja algum problema preexistente à venda, não comunicado ao comprador. De fato, a lei diz que o intermediário não pode alegar desconhecimento de qualquer questão que, por dever de ofício, deva ter ciência.
Concorrência entre redes sociais
Os marqueteiros imobiliários confirmam o que a consultoria Comscore já divulgara: o Twitter vem perdendo terreno para o Facebook. Em 12 meses, a rede social dos 140 caracteres perdeu 24% dos seus usuários, enquanto que o FB ganhou 60%. Os experts dizem que os brasileiros preferem locais onde podem exercer melhor sua natural sociabilidade, sem restrição de espaço.
Crédito Aporte
A Caixa Econômica Federal dobrou, em menos de um ano, o valor da sua carteira chamada Crédito Aporte. Através dela, a CEF empresta dinheiro a pessoas físicas, sem destinação específica, mediante garantia de imóveis. De acordo com a Caixa, essa operação tem se apresentado como uma boa alternativa para empreendedores, sócios de empresas e profissionais liberais conseguirem empréstimos com prazos mais longos e taxas reduzidas.
O caos argentino
O mercado imobiliário argentino vem enfrentando turbulências que nos fariam tremer de medo. Em Buenos Aires, depois de nove meses de retração continuada, setembro viu as vendas despencarem quase 50%. Na área dos imóveis usados, o tombo foi ainda maior: 75% na capital. É o pior resultado do setor nos últimos 22 anos.
Fundo de Pensão investe no mercado imobiliário
A Previ anunciou a compra de um shopping center e de uma torre corporativa, em São Paulo, com 82.000 m², por R$ 817 milhões. Com a nova aquisição, a carteira imobiliária do maior fundo de pensões do país ultrapassou a casa dos R$ 8 bilhões. Segundo a direção da Previ, o mercado imobiliário ainda é o melhor lugar para se investir, apresentando boas perspectivas de rentabilidade.
Fundo Imobiliário não tem resgate
Pouca gente sabe, mas os fundos imobiliários não permitem que seus aplicadores resgatem quotas. Desta forma, o investidor que necessitar de uma parte ou da totalidade do seu capital, precisará vender suas cotas no chamado mercado secundário, para outras pessoas que se interessarem pela aplicação. É como se fosse uma participação acionária sem cotação em bolsa de valores.