Aluguel: maior taxa desde 2004
Aluguel: maior taxa desde 2004
Os aluguéis de imóveis com vencimento em janeiro vão ficar mais caros esse ano. O índice de preços que corrige o valor pago pelos inquilinos o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) fechou o ano a um pouco mais de 11%. É a maior taxa desde 2004.
Segundo o diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Luís Fernando Batistuta, o IGP-M fechou o ano com 11,60%, no acumulado dos últimos 12 meses, sendo assim os aluguéis com data-base em janeiro serão reajustados com esse índice.
No entanto, a tendência é de que com a queda da inflação, o IGP-M caia nos próximos meses, refletindo no valor dos aluguéis, que terão contrato renovado a partir de fevereiro, ressalta Batistuta.
Em 2009, o IGP-M foi negativo e, por isso, muitos inquilinos não tiveram que pagar reajustes. Neste ano o índice voltou a subir. Isso acontece porque no cálculo deste índice entram os preços de produtos que fazem parte das compras das famílias brasileiras.
Neste ano, a subida nos preços da carne (32,7%), do leite longa vida (24,1%) e do açúcar (14,8%) refletiu no índice dos aluguéis. Impacto maior ainda teve o crescimento dos valores do algodão (110,6%) e do minério de ferro (90,9%), negociados no exterior, e do feijão (43,6%) e da carne (33,5%), no atacado. Os reajustes dos custos da construção civil (7,5%) também entram nessa conta.
Fonte: JM On Line