
Valorização imobiliária encarece estacionamentos
Os motoristas sentem no bolso o efeito da valorização dos imóveis nos centros urbanos do Brasil.
Quem estaciona o veículo em uma dessas regiões, paga cada vez mais.
Geralmente, os imóveis dos estacionamentos são locados, e o aumento do valor do metro quadrado reflete nos alugueis e estes, por sua vez, nos custos dos estacionamentos.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, nas regiões metropolitanas o aumento médio dos estacionamentos foi de 9,33%, valor superior a inflação do mesmo período, 5,78%.
Nas capitais, o salto foi maior em Belo Horizonte (12,58%) e em São Paulo (10,88%).
Segundo o diretor da Multipark, Sérgio Morad, o custo com aluguel é muito representativo no orçamento deste tipo de negócio, e não existe outra atividade que pague tanto em locação quanto os estacionamentos, uma vez que estão localizados justamente nas áreas de maior demanda (e maior preço).
Em decorrência da alta valorização imobiliária, é provável que no futuro breve não valha a pena construir esse tipo de negócio em terrenos baldios dos grandes centros.
Muitas empresas já estão migrando para os estacionamentos em prédios comerciais, e a tendência é que os terrenos sejam cada vez menos usados para essa finalidade.
População busca alternativas para os altos preços dos estacionamentos
Em Curitiba, existe o Estacionamento Regulamento (Estar), o sistema garante a rotatividade de veículos nos estacionamentos públicos do centro da cidade.
O Estar impede que um mesmo carro ocupe uma vaga o dia inteiro, sob pena de multa.
Isso faz com que o número de veículos beneficiados seja maior, diminuindo (um pouco) a procura pelos estacionamentos privados.
De fato, ninguém sai de casa para ir em um estacionamento, mas sim em função do trabalho, do estudo, do comércio, entre outros.
Quem vai nesses locais precisa estacionar, por isso, sempre existirá uma grande procura por esse serviço.
Achei muito interessante seu texto. Sobre o tema, gostaria de indicar a leitura de http://www.direitoimobil.blogspot.com.br/2012/10/locacao-de-imovel-urbano-para.html . Espero que goste.
Att.
Camila