Parque da Juventude – Zona Norte de São Paulo
O local antigamente conhecido por batalhas, crimes e muito violência agora dá espaço para uma área verde, de bastante entretenimento e lazer aos moradores da Zona Norte de São Paulo.
O Parque da Juventude fica exatamente no local onde funcionava a casa de detenção Carandirú, e foi elaborado em um projeto de revitalização da área, com foco em proporcionar mais espaços de cultura, esporte e lazer aos moradores da região. O parque, que possui cerca de 240 mil m², possui dez quadras poliesportivas, pistas de patins, corrida e skate; além de aulas gratuitas em várias modalidades durante o dia todo.
Árvores ornamentais e frutíferas, jardins e trilhas fazem do local um ótimo espaço para passeios em família e inclusive com o animal de estimação – já que não há nenhuma restrição da permanência destes no local.
Uma unidade do Acessa São Paulo, projeto do governo estadual, também está presente no Parque da Juventude, além de cursos e programas culturais. Uma biblioteca no local é o próximo passo do projeto.