Qual índice corrige o aluguel?

Qual índice corrige o aluguel?

Qual índice corrige o aluguel?

IGPM. E nos últimos anos, os contratos de locação que preveem a correção monetária dos aluguéis com base na variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas, está deixando os inquilinos satisfeitos. No mês de março, o aumento anual foi de apenas 3,16%, porcentual que ficou bem abaixo da inflação e da variação cambial apurada no mesmo período.

Imóvel é a base da riqueza

É principalmente nos momentos de incerteza econômica, que vale a pena lembrar famoso comentário de Theodore Roosevelt, vigésimo-sexto presidente dos Estados Unidos da América: “Todo homem que investe em um imóvel bem selecionado, em uma comunidade próspera, adota o método mais seguro de se tornar independente. Imóvel é a base da riqueza.” Dos homens e das nações.

Mulheres no Financiamento Habitacional

De acordo com levantamento realizado, atualmente somente 39% dos homens casados assumem a missão de avaliar preços de imóveis e de pesquisar as melhores opções de financiamento habitacional – ao contrário que ocorria há algumas décadas. A CEF confirma a alteração do cenário, informando que no ano de 2013 quase 40% dos contratos de mútuo imobiliário foram assinados por mulheres.

Cama-Sofá ou Sofá-Cama

Com a diminuição dos espaços úteis dos apartamentos e de seus cômodos, está surgindo uma nova moda: a cama-sofá, que tem características diferentes do antigo sofá-cama. A cama-sofá é, na verdade, uma cama box padrão usada encostada na lateral de uma parede, de um móvel ou de painel, com almofadas dispostas sobre ela para darem a impressão de ser um sofá.

Salas de Conversação

Pela mesma razão – exiguidade dos espaços nos apartamentos – começa a ganhar terreno no mercado as salas de conversação, que entram no lugar das antigas salas de visitas. Segundo os decoradores, esses espaços devem conter apenas poltronas ou cadeiras, pequena mesa de centro, tapete redondo e iluminação aconchegante, o que facilita a interação entre as pessoas.

O uso do FGTS

O tema é recorrente, mas sempre atual. Para se utilizar o FGTS na compra de um imóvel, o mesmo deve custar, no máximo, de R$ 650 mil a R$ 750 mil, dependendo da cidade. Esse valor é apurado por um perito indicado pelo agente financeiro. O imóvel a ser adquirido também não pode ter sido comprado por outra pessoa, com recursos do Fundo, há menos de três anos.

Ficha Limpa

Não só o vendedor de um imóvel precisa ter seu cadastro investigado pelo comprador. O comprador também deve ter sua “ficha” levantada, com vistas à prevenção de problemas, quando o preço não for pago à vista. Nesse sentido, é imprescindível que os profissionais do mercado imobiliário consultem os órgãos competentes, para averiguação da idoneidade do adquirente.

Aluguel do corpo de modelos

O mercado imobiliário da China está tão concorrido, que lá as imobiliárias estão alugando até o corpo de modelos para divulgar os empreendimentos à venda. O mais comum é a pintura de plantas baixas nas costas das mulheres. O crescimento do mercado imobiliário chinês é tão forte, que, calcula-se,
sejam construídas no mínimo uma dúzia de cidades novas por ano.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)
Published On: abril 5th, 2015Categories: Mercado ImobiliárioTags: , ,

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

Deixe um comentário

Redes Sociais

Categorias

Tags