INCC deve subir nos próximos meses

De acordo com o Sindicato da Habitação – Secovi-SP, o INCC ainda deve crescer nos próximos meses, mas não a ponto de causar uma preocupação. “Deve subir em torno de 1,5% além da inflação, por conta do aumento do preço de materiais de construção, mas nada que possa desequilibrar a capacidade de pagamento do consumidor”, diz o vice-presidente do sindicato, Flávio Prando.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos consumidores, não há muito o que fazer em relação a isso, informam especialistas. “O que os tribunais entendem é que esse índice de correção só repõe a perda aquisitiva da moeda”, explica o advogado da área imobiliária Marcelo Tapai. “Mas, se na hora da contratação o vendedor garantir que, pelas condições financeiras do consumidor, o financiamento bancário será viável, e isso não acontecer, a Justiça pode determinar que a incorporadora financie o valor restante.”

Para evitar transtornos, o consumidor deve se precaver. “O INCC teve aumento significativo em relação ao ano passado, devido à alta demanda do setor de construção civil. Uma saída é correr para um financiamento bancário após pegar as chaves do apartamento. Em geral, os bancos têm taxas bem competitivas”, aconselha Givaldo Lima Gil, consultor imobiliário da Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste do Brasil (AMM).

Fonte: Jornal da Tarde / Lìgia Tuon

Published On: agosto 17th, 2010Categories: Sem categoria

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

Deixe um comentário

Redes Sociais

Categorias

Tags