50% de desconto no Registro de Imóveis?
50% de desconto no Registro de Imóveis?
Um expressivo desconto, garantido aos compradores da primeira casa própria através do Sistema Financeiro da Habitação muitas vezes é ignorado ou esquecido por boa parte das pessoas. De acordo com a Lei nº 6.015/73, tal adquirente tem direito a um abatimento de 50% nas custas cobradas pelos cartórios de imóveis, para o registro da escritura ou do contrato de compra e venda.
Estabilidade econômica impulsiona financiamento imobiliário
Esse foi o volume recorde de crédito disponibilizado pela Caixa Econômica Federal ao mercado imobiliário durante o primeiro trimestre de 2013. Para a CEF, os fatores que impulsionaram o crescimento dos financiamentos foram a estabilidade econômica, o aumento da renda da população, a elevação do nível de emprego, a confiança do setor produtivo e a redução do risco bancário.
Banco do Brasil apresenta novas linhas de financiamento imobiliário
O Banco do Brasil comunicou ao mercado a criação de dois novos tipos de empréstimo habitacional, com recursos do FGTS. O “BB Crédito Imobiliário Aquisição PF” financiará a compra de imóveis novos e usados até R$ 190 mil, enquanto que o teto da linha “Pró-Cotista” – exclusiva para quem tem conta ativa no FGTS, com pelo menos 36 contribuições – alcançará R$ 450 mil. Em ambos os casos, o prazo para pagamento dos mútuos é de 30 anos.
Posso atualizar o valor do meu imóvel no imposto de renda?
Muita gente acredita que é possível atualizar-se o valor de um imóvel declarado ao Imposto de Renda, seja corrigindo monetariamente seu custo inicial, seja reavaliando-o com base nos preços de mercado. Errado. Ao valor de aquisição de um imóvel, só podem ser acrescidas despesas com construção, ampliação ou reforma, desde que documentalmente comprovadas.
Corretagem no Novo Código Civil
Depois de mais de 10 anos de vigência, os artigos do Novo Código Civil (NCC) que tratam da corretagem, começam a ser mais sentidos no mercado. Pelo Código vigente, corretores e imobiliárias têm a obrigação de prestar aos seus clientes todos os esclarecimentos acerca da segurança e do risco do negócio, sob pena de terem de indenizar o prejudicado.
Corretores de Imóveis entre os profissionais mais felizes
Interessante pesquisa norte-americana, publicada na revista Forbes, mostrou que os corretores de imóveis foram os profissionais mais felizes com a sua própria atividade em 2012, seguidos pelos engenheiros de qualidade sênior e representantes de vendas sênior. Na ponta de baixo, os mais infelizes foram os advogados associados, seguidos pelos atendentes de clientes e balconistas.
Falta mão de obra qualificada na construção civil
Uma das principais causas da elevação do custo da construção em todo o País, é a falta de mão de obra capacitada. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, apenas 17,8% dos trabalhadores ocupados na construção civil têm cursos de educação profissional. Essa desqualificação gera desperdício de materiais e perda de horas de trabalho pela má execução de projetos.
Qualificação profissional é fundamental
Um dos ensinamentos deixados pelo “pai” da Apple aos vendedores (incluindo os corretores), é a importância de se dedicarem fortemente à sua qualificação profissional. Para Steve Jobs, frequentar seminários e conferências, ler revistas e blogs especializados, assistir cursos na internet acrescentam conhecimentos que serão facilmente percebidos e valorizados pelos seus prospects e clientes.
Leilão de Bem de Família
Ainda é comum se ouvir que um bem de família, ou seja, o imóvel onde a pessoa mora, é impenhorável e inalienável em qualquer caso. Não é bem assim, pois a lei que instituiu esse favor legal também criou exceções. Por exemplo, essa residência pode ser vendida em leilão para pagar débito condominial gerado pelo próprio imóvel, e para quitar dívida de inquilino assumida pelo fiador da locação.