Corretor de Imóveis: faça a sua parte!
Muito se tem falado sobre os problemas da falta de regularização da profissão de Corretor de Imóveis, associada à falta de fiscalização do exercício e também a falta de conscientização da sociedade quanto a importância da atividade.
Este Fórum está repleto de textos que refletem a insatisfação da categoria com os rumos (ou a falta de rumos) que a profissão está tomando, com especial atenção à ineficiência do CRECI e SINDIMÓVEIS, que, tese, deveriam cuidar, respectivamente, da regularidade e dos interesses dos profissionais registrados.
Não faltam exemplos de inoperância.
O que está cada vez mais claro, entretanto, é que ambas as instituições refletem o comportamento descompromissado de cada um dos corretores e corretoras que representam. Eleitos por voto direto, conselheiros e representantes sindicais atuam segundo o padrão de exigência de seus eleitores, que tem sido muito baixo ao longo dos últimos anos.
Sobram reclamações, mas faltam atitudes.
Em 2009 a categoria irá eleger novos conselheiros para o CRECI. Existe uma crítica generalizada de que as atuais lideranças pouco fazem pela categoria e de que em todas as eleições sempre são eleitos os mesmos (o que é um fato).
Pois bem, dessa vez um grupo de profissionais de São Paulo resolveu, pelo menos, discutir um pouco mais o assunto. Quem sabe até formar uma chapa para concorrer nas próximas eleições… porque não…?
Nada está formatado ainda: esse grupo vai começar a se reunir para definir os próximos passos e a boa notícia é que você é bem vindo(a). Mais até: a sua presença é muito importante porque, no mínimo, dá suporte a uma iniciativa que merece todo o nosso apoio (sem o qual serão reeleitos “os de sempre”).
Os primeiros encontros vão ocorrer na cidade de São Paulo. Posteriormente será definido um ambiente virtual para troca de ideias com privacidade, o que facilitará a participação de quem está no interior do estado. Para participar, basta enviar seus dados (nome, creci, endereço, fone, celular): um dos atuais membros entrará em contato contigo.
Se você não é de São Paulo e quer criar um grupo aí no seu estado, envie um email. Nós criaremos uma conta de email para procedimento idêntico aí na sua região, ok?
devemos organizar uma guerra contra os porteiros e síndicos leia-se 90% de toda a categoria pois existem porteiros, síndicos e zeladores honestos, mais grande maioria rouba o pão dos corretores, parei meu carro na frente de um condomínio e vi um casal perguntando:
tem apartamento para vender, o porteiro perguntou o senhor é comprador ou corretor o rapaz disse comprador, ai o safado do porteiro disse pode entrar e saiu de seu oficio e foi mostrar o apartamento.
desci de meu carro esperei ele voltar e fui ao encontro dele e perguntei, tem apartamento ele disse o senhor é corretor ou comprador eu disse sou corretor de imóveis, ele disse não tem apartamento.
eu o indaguei e disse que vi ele atendendo o casal, o malandro me disse prefiro eu vender que eu ganho a comissão sozinho.
não tive dúvida fui a uma delegacia do creci e fiz minha denuncia, o rapaz foi pego em flagrante e responde por exercício ilegal da profissão.
prezados amigos aquele que tira o pão da sua familia merece ser denunciado, não tenha medo de denunciar ou esses caras vão continuar fazendo a pseudo corretagem.
Vou mostrar um outro ponto de vista: a culpa não é do porteiro ou do síndico. A culpa é do corretor, que trabalha sem contrato, sem exclusividade, não respeita a comissão mínima, etc. e do CRECI, que não fiscaliza (em última instância, do corretor de novo, pois são os corretores que elegem a diretoria do CRECI). O porteiro faz o que o patrão manda. A relação do corretor é com o dono do imóvel (o patrão do porteiro). Não existe porteiro que impeça o acesso do corretor ao imóvel se o dono do imóvel autorizou.