Comprar ou alugar um imóvel

Comprar ou alugar um imóvel?

Morar de aluguel ou investir na compra de um imóvel? Essa pergunta é feita por milhares de famílias brasileiras todos os dias. Dois fatores definem qual é a opção mais vantajosa: renda mensal e contexto familiar.

Hoje em dia, a grande maioria opta pela aquisição do imóvel, já que os bancos estão oferecendo condições de financiamento facilitadas, com juros mais baixos e inclusão de mais de um membro da família, para dividir o valor da compra. Por outro lado, a locação garante um contrato mais rápido e uma maior flexibilidade para quem ainda tem planos de mudar de cidade e de carreira.

Hoje em dia não é apenas a renda familiar que define ou não a compra do imóvel ou a locação do mesmo. É preciso levar em conta os planos da família para os próximos anos. Se existe perspectiva de mudança de cidade, o aluguel é a melhor opção.

Para os jovens recém-casados, a melhor alternativa é alugar um imóvel até que tenham estruturada a família e a carreira, já que é justamente nessa época que muitas propostas de emprego podem vir de outras cidades. Além de levar em conta que ainda não se sabe qual o tamanho que a família terá no futuro. Para jovens que esperam passar em concurso público, por exemplo, a vantagem do aluguel também é maior, visto que a cidade onde estão as vagas pode não ser a mesma da atual moradia.

Independentemente da escolha, o valor gasto com aluguel ou com financiamento não deve comprometer a renda familiar. O ideal é se gastar entre 25% e 30% da renda ganha com a despesa.

Já para famílias com planos definidos, a opção da compra é a melhor escolha. Outra vantagem é de que a compra do imóvel pode demorar mas, quando acaba, se tem a vantagem de que, ao final das prestações, o imóvel é seu. Nessas condições, é preciso ter dinheiro para dar uma boa entrada e reduzir o tempo de financiamento.

O imóvel comprado também é um patrimônio mantido por muito tempo, que costuma ser passado de geração para geração. As condições nunca estiveram tão favoráveis para a obtenção de financiamentos: diversas linhas de crédito e programas que contribuem para que esse sonho seja possível. Independente da compra ou aluguel é importante saber qual a melhor opção para cada caso.

Por Anderson Moura, diretor da Criabitat Empreendimentos Imobiliários

Published On: janeiro 9th, 2014Categories: Investimentos, Mercado ImobiliárioTags:

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

Leave A Comment

Redes Sociais

Categorias

Tags