Bolha imobiliária no Brasil

Bolha imobiliária no Brasil não estoura, murcha..

Muita gente acredita que no Brasil ainda não estão configurados todos os pré-requisitos para o estouro da bolha imobiliária, nos moldes do que aconteceu nos Estados Unidos, porque o nível de endividamento do brasileiro ainda é baixo e porque as garantias nos empréstimos imobiliários são mais sólidas (todo o sistema bancário brasileiro é mais sólido, mas traduza essa informação da seguinte forma: os lucros dos bancos no Brasil são tão altos que suas operações se tornam muito mais seguras).

Por essa visão, não acontecerá por aqui (pelo menos não tão cedo) o “crash” que aconteceu por lá, bancos não vão quebrar e as pessoas não vão perder seus bens da noite para o dia, apesar do valor dos imóveis, principal indicativo de bolha, ter atingido níveis estratosféricos no Brasil, com preços de metro quadrado mais altos do que Nova York, Paris, Madri, Londres, etc., em um contexto de infraestrutura urbana que todos nós sabemos ser muito inferior a dessas capitais.

É possível tratar-se de ledo engano. Muitos analistas estão vendo a bolha imobiliária como fenômeno globalizado e se esquecem de que nada no Brasil acontece como em outros países. Como disse o senador Roberto Requião, tem coisas que só acontecem no Brasil, tal qual a jaboticaba (confira).

É preciso aclimatar a bolha imobiliária para os padrões brasileiros, pois tudo aqui acontece em um ritmo diferente..

O Brasil ganhou guerras sem disparar um tiro, chama de revolução um golpe de estado (64), o brasileiro paga a ligação celular mais cara do planeta quebrando recorde atrás de recorde na venda de celulares (em muitas cidades existem mais celulares do que cidadãos), também tem a internet mais cara do mundo e é uma das maiores presenças na web, e por aí vai.. é um povo tranquilo que aceita como normal o que não deveria ser aceito..

Aqui não tem tsunami, furacão, vulcão e a bolha imobiliária não vai estourar como aconteceu nos EUA, aquela tragédia, com milhares de pessoas perdendo seus imóveis em questão de meses, preços despencando, etc..

Aqui tudo vai acontecer em ritmo mais lento, com devidos intervalos para comemoração de jogo de futebol e carnaval.

A má notícia, é que esse processo já começou.. os primeiros sintomas são a enorme dificuldade de venda de lançamentos e os incríveis descontos para fechamento (recentemente recebi um email de uma construtora oferecendo um módico desconto de R$ 1 milhão em apartamentos seus a venda).

Analistas de mercado, não sei se por má fé ou incompetência, afirmam que o quadro não é preocupante, apontando para o volume de crédito imobiliário em relação ao PIB (muito menor no Brasil, comparado a outros países) e o potencial de crescimento de mercado em função do déficit habitacional.

Esquecem de dizer (seria de propósito?) que 70% da população brasileira está fora do mercado de crédito imobiliário (a não ser que houvesse um forte reajuste de preços = estouro da bolha) e os 30% restantes não sustentam esse aquecimento.

Segue o barco.. não haverá ruptura nem trauma.. os preços dos imóveis vão cair lentamente, devorando economias, e dando uma acelerada (de queda) após 2014..

Podemos dizer que no Brasil a bolha não estoura, ela murcha..

Published On: março 5th, 2013Categories: Investimentos, Mercado ImobiliárioTags: ,

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

  1. Pedro Benevides 8 de março de 2013 at 11:12Responder

    Completamente infeliz na argumentação. “Aqui não vai estourar a bolha porque o brasileiro paga ligação de celular mais cara do mundo”. “Aqui não estoura porque não tem tsunami”. “Aqui não estoura porque Deus é brasileiro”. Quanta asneira escrita nesse artigo. Ainda bem que a audiência deste fórum é baixa. Bom, pelo menos estão admitindo que existe bolha imobiliária no Brasil.

    • José Ruiz 8 de março de 2013 at 11:47Responder

      é preciso ler e apreender a informação.. o artigo é um pouco mais complexo do que você sugere.. em linhas gerais, os comentários relacionados com preço de internet, celular, etc., sugerem que o consumidor brasileiro é imaturo e aceita o alto custo das coisas.. por isso, a tendência é carregar esse peso do financiamento por muitos anos.. ou seja, aqui não tem estouro de bolha, ela esvazia ao longo do tempo.. quer que eu desenhe?

      • Pedro Benevides 8 de março de 2013 at 11:55Responder

        Não precisa desenhar. O seu primeiro rascunho já tirou a credibilidade da matéria.

      • disqus_uIW3K3q2se 2 de junho de 2013 at 20:13Responder

        Boa colocação!

  2. Lúcia Ribeiro 9 de março de 2013 at 15:24Responder

    Gostei muito das suas colocações. Realmente, o Brasil é um país atípico. Aprendi uma lição: a partir de agora não vou mais me referir ao golpe de 64 como uma revolução. Sobre o mercado financeiro, tb acho que haverá um desaquecimento gradual.

  3. Viviane Herter 21 de março de 2013 at 17:17Responder

    Gostei muito da matéria! panorama do país e seu calmo povo! Parabéns pela matéria

  4. Wagner Castro 12 de abril de 2013 at 11:48Responder

    Ótima matéria sobre o tema “bolha imobiliária” no Brasil.

  5. Tô Com Press 22 de abril de 2013 at 19:48Responder

    Vejo hoje apartamentos de dois quartos em Botafogo ou Tijuca, Rio, de 1 milhão de reais. Um milhão! Gente, com esse valor você monta uma bela empresa, uma franquia… E vai ganhar dinheiro. A bolha imobiliária brasileira já está estourando.

  6. Wesley Campos 23 de maio de 2013 at 21:32Responder

    Parabéns pela qualidade e originalidade descrita neste artigo, como também em como descreveste o comodismo brasileiro. De fato poucos compreenderão pois, caso contrário não sera o brasil dos brasileiros.

  7. disqus_uIW3K3q2se 2 de junho de 2013 at 20:13Responder

    Gostei da analise.

  8. Polanski da Abyara 22 de abril de 2014 at 00:01Responder

    O que ninguem fala é que o metro quadrado esta congelado ha 2 anos…

    • jruiz 21 de agosto de 2014 at 10:20Responder

      Bem observado, Polanski da Abyara, o m2 congelado é exatamente a bolha murchando.. na melhor das hipóteses, temos 6% de inflação ao ano, se está parado há 2 anos, temos aí uma desvalorização de 12%.. ainda tem muita gordura, mas é por aí..

Deixe um comentário

Redes Sociais

Categorias

Tags