Aluguel alto impulsiona classe C a buscar casa própria

O aumento nos preços do aluguel e a expansão do crédito imobiliário ajudaram o brasileiro em 2010 a concretizar o sonho da casa própria. Os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a poupança pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) bateram recordes sucessivos, com mais de 1,4 milhão de unidades financiadas, sendo 950 mil pelo programa Minha Casa, Minha Vida e 450 mil pela poupança, segundo João Crestana, presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo).

– Isso é um aumento recorde, tendo em vista que nos anos 80 o financiamento atingia 650 mil unidades e nos anos 90 caiu para pouco mais de 20 mil, com o fim do BNH [Banco Nacional de Habitação]. Estamos agora próximos aos padrões internacionais, mas ainda longe dos países mais ricos, como os Estados Unidos.

O fim do BNH, que funcionava como um banco de fomento à habitação, em 1986, trouxe um atraso ao setor, que contribuiu para o déficit (saldo negativo de casas) de 7 milhões no país. Esse número, que representa o volume de pessoas que não possuem casa própria, passou a diminuir com a criação de programas assistencialistas, como o Minha Casa, Minha Vida e também a Lei do Inquilinato – que trouxe mais segurança ao proprietário do imóvel.

Com isso, em vez de pagar R$ 800 de aluguel para morar no centro de São Paulo, segundo levantamento do Creci-Sp (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da capital), a população da baixa renda começou a migrar para os financiamentos imobiliários ou trocar o aluguel dos imóveis nas regiões centrais das capitais para a periferia, como explica José Augusto Viana Neto, presidente da instituição.

Inflação

– A influência do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado, usado no reajuste dos contratos de imóveis) é pequena, apesar dele ter aumentado muito. O grande problema é quando vence os 30 meses [prazo para locação do imóvel]. Esses imóveis estavam alugados por 0,5% do valor e agora o proprietário pede 1% do imóvel. Está muito caro morar de aluguel e a classe C prefere se endividar na compra da casa ou ir morar na periferia onde ela paga metade do preço.

Viana afirma ainda que os aluguéis devem continuar a subir não só em 2011, mas também nos próximos dez anos. O motivo? O resultado da Lei do Inquilinato, criada em janeiro de 2010, irá trazer aos poucos mais confiança no mercado de investidores para voltarem a comprar imóveis e, com isso, expandir o setor de locação.

Enquanto isso, a população da baixa renda tem preferido contratar um financiamento a perder de vista do que ficar refém dos aluguéis que só neste ano aumentaram mais que 10%, o dobro da inflação medida no ano, de 5,6%.

Fonte: ExpressoMT

Published On: abril 30th, 2011Categories: LocaçãoTags: , , , , , ,

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

10 Comments

  1. Christian 1 de maio de 2011 at 13:35 - Reply

    Prezados, vamos ser sinceros…

    1-Em algumas regiões o valor do m² já alcançou as raias da loucura, sem dúvida!

    2-A questão da demanda é mentirosa, parece coisa de matéria comprada, rsrs!
    Sabemos mais do que ninguém que a multidão sem casa é de classe popular, e o programa do governo, ainda não conseguiu atender a esse vasto público…

    3-A maioria que não compra imóvel hoje em lançamento, não tem renda suficiente, não encontra crédito com tanta facilidade assim, e acaba ficando com imóvel alugado…vamos fazer as contas?

    Cidadão ganha 3000 reais, paga 1000 de aluguel, quer imóvel na planta…huuummm…se for pai de família, 2-3 filhos, esposa e contas com cartão, crediário, despesas,etc…a conta não vai fechar…

    4-SP carece de uma infraestrutura que possibilite meios de se morar fora do centro,o transporte coletivo de baixa qualidade e caro, e a falta de equipamentos públicos em muitos bairros, acaba inflando a situação de outros bairros…

    5-Quem tem curso superior não teve TANTO AUMENTO SALARIAL assim…como muitos alardeiam, e o que tem de subemprego, vixe! Busque emprego de 600 reais…é muito fácil…só que o público que ganha 600 reais vai procurar o CDHU e acaba na inadimplencia…vcs sabem que o CDHU é uma caixa de pandora…altíssimo índice de devedores…mesmo com redução de juros que já são baixos…

    6-Hoje em dia temos muitas OFERTAS…com a demanda ainda em alta…os valores altos…e resultado: menos vendas, e mais imóveis ociosos…

    7-A oferta abundante está atendendo a quem? A demanda???
    Pessoal…vamos ser honestos…passeie na região de Santos, Praia Grande…e veja…quantos imóveis para vender…sem comprador e sem morador…coisa de loco!

    8-Os valores do imóveis estavam ultrapassados sem dúvida…a questão maior é que MORADIA é um direito social presente em nossa CONSTITUIÇÃO(direito fundamental previsto no Artigo 5º da Constituição Federal e é a única forma de se garantir a dignidade humana.) Isto está sendo atendido?

  2. […] ExpressoMT – Fórum Imobiliário Esta entrada foi publicada em Artigos, Postagem e marcada com a tag alta, aluguel, casa, classe […]

  3. brunounifisa 11 de maio de 2011 at 16:38 - Reply

    O meio mais realista e que torna realmente possível a aquisição de bens hoje no mercado, é o Consórcio. Constantemente o consumidores estão entendendo mais o sistema de Consórcio e realizando seus desejos de consumo com mais facilidade. Estou a disposição para auxiliar e tirar dúvidas dessa maravilhosa forma de ser realizado!

    Bruno Corretor de Vendas UNIFISA

  4. […] Aluguel em alta força classe “C” a correr atrás da casa própria […]

  5. Sergio Barbosa 15 de maio de 2011 at 01:25 - Reply

    prezados amigos a verdade suprema segue abaixo .

    quem era bom inquilino comprou, o que sobrou são inquilinos da categoria ( bagres ensaboadus ) aquele liso que foge do oficial de justiça, que da canseira para pagar, aluguel não existe mais, defino como raro equando aparece os valores são exorbitantes…

  6. Sergio Barbosa 15 de maio de 2011 at 18:51 - Reply

    pelo menos para o mercado de imóveis em São Miguel Paulista, vejo as imobiliárias tendo muita procura mais poucos fechamentos, os juros praticados estão em um padrão aceitável mais longe do que é ideal, deveríamos ter juros mais baixos, o banco fica com o imóvel em garantia, quer mais o que …

  7. imoveis s.miguel pta 24 de julho de 2011 at 20:54 - Reply

    sou de uma época que os clientes chegaram a recusar até 12 casas de aluguel as quais viam, hoje ficam com qualquer uma senão perdem, o mercado imobiliário mudou desde aquela época, o que será que nos espera daqui há 10 anos ?

  8. […] Aluguel em alta força classe “C” a correr atrás da casa própria Random PostsEmpresário da construção quer gerenciar tributaçãoSimulador de Financiamento Passo a Passo da CaixaMudanças para o bemNatal sustentável: Dicas de decoraçãoMquatro Construtora lança Liverpool Versatile LifeRelated posts: […]

  9. Junior Machado 8 de maio de 2012 at 11:08 - Reply

    Em Campos do Jordão o aluguel esta um absurdo, infelizmente ou felizmente o crescimento do aluguel subiu muito nos últimos anos e não só aluguel como o valor dos imóveis também.
    Hoje trabalhamos com mais de 600 imóveis e todos são para Venda, o imóvel de aluguel entra hoje de manhã e no final da tarde já temos no minimo duas a três pessoas já com interesse.
    O crescimento das vendas de imóveis também tá em constante crescimento, o mercado imobiliário em Campos ainda está sendo um dos melhores da região, com um crescimento também absurdo em número de investidores o que trás uma boa concorrência ao comércio local de imóveis.
    Se tiver oportunidade feche conosco parcerias. Eu deixo o convite a todas as imobiliárias e autônomos, nós trabalhamos com parcerias em sites posicionados então sempre é uma boa.
    att. Junior
    (12) 3662-6039

    Dê um click e conheça nosso portal.
    http://www.imoveisemcamposdojordao.net
    Abraços

Leave A Comment

Redes Sociais

Categorias

Tags