A INFLUÊNCIA DAS CORES NOS AMBIENTES
Linhas de estudo como a cromoterapia e o Feng – Shui (filosofia chinesa) acreditam que as luzes ou mesmo o uso de determinadas cores podem afetar a disposição e os sentimentos. Algumas delas são capazes até de provocar estado de melancolia ou depressão, outras relaxam, distraem ou energizam.
Se você quer levantar o astral de sua casa com base nesses princípios, veja algumas dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa.
VIOLETA
A cor violeta privilegia o estado espiritual, promove harmonia, propicia inovações e mudanças. É indicada para ambientes que favoreçam à criatividade. O local fica mais elegante. A cor representa poder e riqueza.
AMARELO
O amarelo é sinal de intelectualidade. É a cor do sol, do otimismo e da alegria. É ideal para locais estressantes, pois alivia a sensação de esgotamento mental. O amarelo também aumenta o apetite, por isso não deve ser empregada em excesso na cozinha ou na sala de jantar. É aconselhável para o escritório ou sala de trabalho.
LARANJA
O laranja estimula a libido, auxilia no processo criativo. Ideal para salas de estudos, escritórios e quartos.
VERMELHO
O vermelho é fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor não é aconselhável. Não deve ser usada na pintura de paredes , pois pode acarretar o nervosismo.
ROSA
A cor rosa traz conforto e aconchego e deveria estar presente em todos os cômodos da casa, é o tom do amor universal e resulta em tranqüilidade.
VERDE
O verde exprime a sensação de paz, alivia a tensão e representa a esperança. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer cômodo da casa. É indicada para quartos e ambientes onde haja doentes, pois favorece a cura.
AZUL
O azul é sinônimo de tranqüilidade. Nos quartos a cor é ideal para um sono agradável. É recomendado para a cozinha e sala de jantar.