A importância do bom atendimento
Conquistar e manter clientes são tarefas das mais difíceis para qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas são praticamente iguais e o mercado muitas vezes desleal.As empresas que não se adequarem às novas realidades do mercado estarão sujeitas ao fracasso e, fracasso nas organizações significa falência.
Cabe aos empresários, diretores de empresas e a gerencia em geral tomarem às decisões para conquistar os clientes, mas, sobretudo, para mantê-los. De nada vale conquistar em um mês e perder no outro.
Estatísticas dão conta que um cliente satisfeito conta sobre a empresa ou o produto para apenas duas pessoas, já o cliente insatisfeito conta para cerca de dez pessoas. Não precisa ser nenhum P.h.d para saber o que é o melhor, oferecer ou não oferecer um bom atendimento aos seus clientes.
O banco deve atender bem seus correntistas; o supermercado deve atender bem seus consumidores; o seu Zé da padaria deve atender bem seus clientes; o político deve atender bem seus eleitores; o professor deve atender bem seus alunos…
Segundo uma pesquisa da US News And World Report, organização norte-americana que estuda o comportamento dos consumidores, cerca de 68% dos clientes não voltam à empresa ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço por conta do péssimo atendimento do pessoal e pela má qualidade dos serviços prestados. De fato, o atendimento aos clientes é de suma importância para todas as organizações. A pergunta que fica é a seguinte: como você tem trabalhado o atendimento em sua empresa? Seus funcionários estão treinados e motivados para oferecer o melhor aos seus clientes? Seus clientes falam bem de sua empresa?
Portanto, esse é o grande desafio do século para as organizações, ou o atendimento aos clientes passa a ser prioridade ou muitas empresas vão perecer. Todos os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, quanto mais encantados os clientes ficarem, maior será o retorno financeiro para todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho!
E como vocês já sabem, cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas. Em qual situação está o seu cliente, fala para dez ou para duas?
Éber Sander é consultor, escritor e palestrante
o material humano é o mais difícil de ser conseguido, acho interessante pois a empresários que investem milhares de reais em estruturas mirabolantes, e não investem em material humano, as vezes os resultados são desastrosos …