São Paulo no Building of the Year 2015

São Paulo no Building of the Year 2015

São Paulo no Building of the Year 2015

O projeto arquitetônico de um edifício residencial localizado na cidade de São Paulo, ficou entre os cinco melhores colocados na categoria “Building” do prêmio “Building of The Year 2015”. O concurso é realizado há cinco anos pelo prestigiado site ArchDaily, e esta é a primeira vez que um trabalho brasileiro fica entre os selecionados. Foram 3 mil inscritos, em 14 categorias.

Condomínios Logísticos

O mercado de condomínios logísticos de alto padrão fechou o ano de 2014 de forma estável em relação ao quarto trimestre. O mercado nacional do setor terminou o ano com uma absorção líquida de 1.001 milhão m², número um pouco abaixo do que foi registrado em 2013, que foi de 1.107 milhão m². São Paulo foi responsável por 53% da absorção anual nacional. O aluguel médio fechou o ano em R$ 20,50 m² / mês.

Construído na impressora

Parece invencionice, mas uma empresa chinesa conseguiu construir o primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D. O prédio, com cinco pavimentos, custou USD 161 mil – cerca de um terço do gasto necessário, se utilizado o método de construção convencional – e reduziu a menos da metade o tempo da obra. As estruturas “impressas” ainda receberam um reforço em aço.

Penhora do bem alienado

Recente discussão envolvendo a penhora de imóvel alienado fiduciariamente a uma cooperativa de crédito, é uma amostra da insegurança que a justiça tem gerado no mercado imobiliário. Só depois de muita discussão, o TRT da 3ª Região decidiu que, de fato, o referido bem não poderia ser penhorado, pois sua propriedade é do credor fiduciário. Como é exatamente isso o que diz a lei, surpreende que essa discussão tenha começado.

Não está fácil

O internacionalmente conhecido investidor George Soros, e o prêmio Nobel de Economia em 2013, Robert Shiller, disseram que vão sacar boa parte dos seus investimentos nas bolsas norte-americanas, deslocando os recursos para outras áreas, incluindo a imobiliária. Segundo eles, nos dias de hoje, quem não souber economizar mais e melhor, terá uma aposentadoria difícil pela frente.

Mercado em crescimento

Apesar da crise, o mercado de imóveis continua comprador. É o que aponta medição realizada por portal imobiliário, que em janeiro deste ano contabilizou uma forte procura – a maior para o mesmo mês nos últimos 12 anos. Embora janeiro seja tradicionalmente um mês no qual os negócios imobiliários avultam, o de 2015 superou as expectativas mais otimistas dos especialistas no setor.

Serviços prioritários

Estudo realizado pelo portal Viva Real na sua base de usuários, abordando quais serviços de maior relevância um imóvel deve oferecer, revelou que três quartos das pessoas solteiras interessadas em comprar ou alugar uma residência consideram de grande importância o item “Segurança 24 horas”, enquanto que quase metade também destaca o item “Possibilidade de ter animais de estimação”.

Registro eletrônico de contratos

Projeto piloto da Caixa Econômica Federal e da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, está possibilitando o registro de contratos de compra e financiamento da casa própria em apenas 5 dias. Como a CEF encaminha o contrato por meio eletrônico ao cartório de imóveis, até a presença do mutuário é dispensada. Em 2 anos o sistema deverá estar funcionando em todo o País.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Publicado em: fevereiro 22nd, 2015Categorias: Mercado ImobiliárioTags:

Compartilhe na sua rede social

Sobre o Autor : JRuiz Admin

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== - JRuiz Corretores Associados

Deixe um comentário

Redes Sociais

Categorias

Tags