GOOGLE STREET VIEW ABRE CAMINHO PARA MARCAS
O Google Street View já está disponível para os brasileiros. Nesta quinta-feira, 30, a gigante da web lançou oficialmente essa funcionalidade do Google Maps, que contempla 51 cidades. Mais de 150 mil quilômetros de vias foram percorridas e milhões de imagens foram processadas (isso nos Estados Unidos) para que os internautas daqui possam visualizar cenas de 360 graus em ruas de lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e os históricos municípios mineiros de Congonhas, Mariana e Tiradentes.
Iniciado há cerca de um ano, o projeto teve como parceiro a Fiat, que cedeu 30 Stilos (conduzidos por 60 motoristas) nos quais foram montadas as estruturas tecnológicas responsáveis pela captação de imagens. Essa engenharia, importada dos Estados Unidos, foi complexa e necessitou do envolvimento dos profissionais da montadora. Com a disponibilização dos dados a partir de agora (até o final de semana o serviço deverá estar 100% acessível), Marcelo Quintela, gerente de produto na parte de mapas do Google, diz que uma nova fase no setor está sendo inaugurada.
“O Street View traz os mapas para um novo nível. Ele é uma plataforma de visualização, que conta também com as fotos dos usuários. Não é que estamos trabalhando exatamente um prazo, mas pensamos que ele irá atingir 90% das vias mapeadas no Brasil em dois anos”, afirma.
Flavia Simon, gerente de marketing do Google Brasil, reforça as palavras de Quintela. “O Google Maps já é uma plataforma disponível para campanhas, para projetos de construção de marcas. Com o Street View, a gente pode incluir outros setores, como o turístico. Também pode ser interessante para concessionárias, bares e restaurantes. E outro segmento que pode usufruir bem dessa ferramenta é o mercado imobiliário”, explica. Malu Antônio, gerente de publicidade da Fiat, acrescenta: “A gente optou por fazer essa parceria com o Google porque inovação tem a ver com a Fiat. Em princípio, parece que entramos apenas para sermos os veículos. Mas nossa estratégia tem a ver com esse link de atributo de marca”.
Malu ressalta que a montadora foi a primeira empresa a fechar esse tipo de parceria com o Google. “Outras companhias podem ter entrado também, mas nós fomos os primeiros”.
Fonte: www.mmonline.com.br