Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Intermediação Imobiliária › Relação Imobiliária X Corretor
-
AutorPosts
-
mhsp
Mestre14 de março de 2009 às 06:32Número de postagens: 1737Olá, sou corretor (com CRECI) a pouco tempo (menos de 1 ano), e gostaria de comentar sobre a relação Imobiliária x Corretor. As imobiliárias não pagam ao corretor salario fixo nem ajuda de custo, com a desculpa que corretor é profissional autônomo, sem vinculo empregatício…mas percebi que muitas exigem horário, assiduidade, vestimenta (terno+gravata…as vezes até definindo as cores!), metas de captação/placas/fotos…
De outro lado, vejo as imobiliárias (ou seus donos/administradores) se queixarem dos fechamentos por fora, do pouco comprometimento da maioria dos corretores, da falta de resultados, rotatividade de corretores…
Minha pergunta é: Não seria melhor para as imobiliárias pagarem uma ajuda de custo/salário aos corretores, e assim poder de fato exigir e ter o comprometimento que o negócio exige, alêm de acabar por selecionar melhor os profissionais?
Penso que os corretores, ganhando uma ajuda de custo iriam se esforçar muito mais, e diminuiria e rotatividade de corretores nas imobiliárias, fato que vejo que atrapalha muito os negócios.
Sou inclusive a favor de criar uma lei que obrigasse as imobiliárias a pagarem ao menos 1 salario mínimo ao corretor, sem prejuízo de participação em comissões por negocios fechados por ele, ficando assim o corretor, durante a vigência deste periodo, podendo fechar negocios apenas pela imobiliaria. Não seria muito melhor assim? Opiniões?
Colega mhsp O assunto abordado por voce esta muito bem colocado em uma parte do Forum a qual voce não deve ter ainda passado por lá.
Acesse : “forumimobiliario.com.br/Outros-Assuntos/relacao-de-trabalho-corretor-x-imobiliaria.html”>
forumimobiliario.com.br/Outros-Assuntos/relacao-de-trabalho-corretor-x-imobiliaria.html [/url] Vale a pena dar uma lida.
E lá você também pode acrescentar comentários, como o que fez acima. De qualquer forma, acho sua percepção correta: essa relação está mal formulada, precisa ser revista.. Algumas reflexões sobre o assunto em foco: Vejam bem, invariavelmente vemos em outros seguimentos o mercado absorver profissionais qualificados e com profissão regulamentada contratando profissionais liberais com registro em carteira e todas as garantias trabalhistas para um desenvolvimento de seu departamento comercial, como por exemplo: Empresas de Reboques, contatando com exigências engenheiros mecânicos, Empresas de fertilizantes, engenheiros agrícolas, empresas de software, analistas de sistemas e por ai vai…
Quais os motivos que os empreendedores imobiliários adotam ou elegem para não contratarem sim, corretores de imóveis para seus quadros?
Na minha forma de ver as coisas os responsáveis por tudo isso em uma boa e considerável parte não é de outra pessoa que não os próprios corretores de imóveis, os quais não se dão o seu próprio valor e nível de categoria organizada.
Desta forma e se portando quase sempre em uma situação de acomodação e por não acreditar que algo poderia ser diferente vai enfrentando seu trabalho da forma que é imposta pelo sistema e submetendo-se a baixos níveis de comissionamento e condições de trabalho.
Não é incomum se ver plantões com mais de 50 corretores quando a demanda é bem inferior a essa realidade. Para os escritórios imobiliários na sua quase totalidade não esta preocupada com a qualidade de vida do corretor e sim com seus objetivos e metas que é vender. Se cada um dos 50 corretores venderem uma unidade, ela estará vendendo 50 unidades e o profissional que se vire com uma comissão e uma única unidade, comissão essa que normalmente não passa de 30% daquela que ela recebe do incorporador.
Pergunto onde esta o foco do problema? Nos empreendedores ou em nós corretores de imóveis, que nos submetemos a esse sistema?
Essa é apenas uma parte da historinha, poderíamos aqui sair divagando sobre outros tantos assuntos e acho que o Fórum é um dos locais mais próprios para esses embates.
Olá pessoal, td bem? Concordo com o Sr. Saulo Bezerra, acho que essa questão depende muito das ações e atitudes tomadas pela própria classe. O que de fato podemos fazer para reverter esse quadro que é muito comum hoje na relação imobiliária x corretor?
Eu estou comecando a atuar no mercado de imóveis agora, e já pude notar, entre outros aspectos, algumas dificuldades pertinentes ao assunto que o próprio corretor de imóveis tem com relação a sua atividade e seus relacionamentos e que impedem que sua carreira seja promissora de fato, por exemplo: Aqui na minha região temos pouco mais de 20 profissionais regulamentados inscritos no CRECI-MA e temos uma faixa de 7 imobiliárias atuantes aqui na cidade, sendo que alguns 6 proffisionais liberais são bem sucedidos e prosperos em suas carreiras e temos uma ou duas grandes empresas que se destacam aqui dentro do estado. Mesmo com o mercado local em constante ascensão e investidores internacionais de olho em nossas riquezas regionais e aumentado suas aplicações monetárias a cada ano (o que me fez entrar no seguimento) essas pessoas não conseguem ver o beneficio maior que será pra todos se a categoria se organizar e se unir para elaborar planos e parcerias mais eficazes para o absorvimento desses recursos com mais inteligência e proveito. Tem fatia nesse bolo para todos, só que infelizmente a maioria fica apenas com as migalhas. Os profissionais autônomos não tem muitas parcerias e nem comunicação de qualidade entre eles mesmo, fica mais ou menos cada um por si e as imobiliárias contra todos.
O mercado muda constamente, sabemos disso, o profissional e as empresas também precisam mudar, se não terão sérias dificuldades para atuar no próprio mercado. É preciso pensar, criar ideias e executa-las, ter criatividade. Acredito que com profissionais empreendedores e de provisão, o mercado ganha muito com isso, a própria classe enriquece e com isso a nossa cidade se densenvolve e o Brasil também.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.