Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Legislação › Queda nas bolsas afetará o Mercado Imobiliário?
-
AutorPosts
-
Emiliano
Mestre16 de outubro de 2008 às 18:08Número de postagens: 1737Caros Amigos A queda na Bolsa de N.Y. afetará diretamente nosso mercado? Aqui na minha cidade, os negócios ainda continuam normal
mas, conversei com um amigo do Paraná e ele me disse que já sentiu uma diferença em relação ao mês anterior….
seria uma estagnação corriqueira ou reflexo do problema enfrentado pelos EUA?
Mais do que a queda na bolsa de NY, existe uma crise financeira em praticamente todos os países do chamado 1º mundo. O estopim foi a crise imobiliária nos EUA e alguns países da Europa. Por si só já é um grande problema. Porém, na esteira da crise imobiliária, que criou uma crise de liquidez, veio uma profunda “crise de confiança” e essa realmente está balançando o planeta. Muito mais ressabiados, agentes financeiros fecharam as torneiras e o fluxo de capital diminuiu, para todos, inclusive o Brasil. A crise financeira vai nos afetar. Tudo bem que em outros tempos já estaríamos “arriados” e agora não se espera mais do que “algumas dificuldades”. Mas, de qualquer forma, muitas empresas já têm dificuldade em captar recursos externos para seus projetos: o capital estrangeiro secou e o ritmo de crescimento do Brasil vai diminuir. Muitas construtoras estão revendo seus planos futuros, cancelando obras, sem contar que aquelas que lançaram suas ações na bolsa não foram felizes (lideram as perdas nacionais – embora isso não tenha nada a ver com a crise atual). Por outro lado, agentes financeiros no Brasil estão “selecionando” melhor seus clientes, ou seja, o tal “crédito fácil” já não está tão mais fácil assim.
Isso de fato é ruim para nós, corretores? Acredito que não, pelo contrário. Eu nunca me simpatizei com o “boom imobiliário”. Nunca combinei com “feirão”. Acho que em um mercado mais restrito (não recessivo, claro), sobressaem os melhores profissionais. Em tempos de forte demanda, até porteiro vende imóvel. Agora, talvez as empresas precisem contratar profissionais melhor preparados e mandar para casa as estagiárias que mal sabem a diferença entre um contrato particular e uma escritura pública.
De qualquer forma, não acredito que o setor vá andar para trás: acho que vai andar para frente, um pouco mais lentamente, e precisando de bons profissionais para orientação.
Brasileiro
Mestre17 de outubro de 2008 às 16:08Número de postagens: 1737Eu acho pelo contrário. Um crise no setor dos créditos ajudar o próprio setor, principalmente os mais espertos e criativos.
E pense bem, quando é dificil de conseguir um crédito para qualquer coisa, então preciso vender algo para conseguir dinheiro, sendo assim, vendo mais um imóvel ou carro por um preço mais realista e pronto mais um negócio fechado.
Em tempos dificeis se vende o que tem…
A úncia coisa que poderia acontecer que em curto prazo os negócios diminuirem, mas sempre há negócios.
abraços
Alexander
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.