Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Formação Profissional › iniciando na carreira sozinho
-
AutorPosts
-
nascimento
Mestre13 de janeiro de 2006 às 17:52Número de postagens: 1737boa tarde amigos sou professor de história e desde 1980 mesmo com o creci nunca tive coragem para ingressar na carreira imobiliaria, porque acho muita responsabilidade ingressar numa carreira sem os conhecimentos corretor.
agora chegou a hora, vou montar minha imobiliaria, e a parte legal, nao conheço nada. alguem pode me ajudar indicando livros ou com um tutotial(rssss).
abraços do companheiro
nascimento
Se você “não sabe nada”, como disse, melhor é se associar com um ou mais corretores que conheçam essas regras ou dar um tempo e fazer um estágio em uma imobiliária. De qualquer forma, procure na Internet pelo assunto “Direito Imobiliário”, leia as resoluções do COFECI, leia o Estatuto do Consumidor. É um bom começo.
Não se esqueça que existem centenas de regras e “macetes” que são próprios da sua cidade/estado, tipo os melhores cartórios, relacionamento com construtoras, contatos na prefeitura e, é claro, a postura do CRECI da sua região em relação a uma série de questões que envolvem seu trabalho.
Amigos, me encontro na mesma situação… O problema é que já deveria estar atuando e com a Resolução 800 do COFECI, fiquei impedido. O problema ocorreu quando dei entrada na carteira profissional. Fui informado que meu 2º grau não era reconhecido pelo CEE (Conselho de Educação do Estado). E neste tempo a resoluão entrou em vigor. De fato, tive que fazer novamente o 2º grau, e por incrível que pareça, já estava no 5º período de Direito e já tinha curso técnico de Contabilidade com o CRC e tudo.
Discordando da resolução, que é inconstitucional, não fiz o meu registro.
Estou aguardando…
O projeto de Lei sobre o Exame de Proficiência, o qual não concordo, foi rejeitado no Congresso Federal. Isso, no mínimo é a tentativa de legitimar o que o COFECI já assumiu ser inconstitucional.
Vamos ver até onde vai!
Abraços,
Leandro
Prezado lelure, sua situação é delicada e muito específica. Espero que você consiga resolvê-la. De qualquer forma, eu achei o exame de proficiência para novos corretores de imóveis uma das ações mais acertadas para a categoria dos últimos anos. Não consigo imaginar o que há de negativo no exame: só enxergo coisas positivas.
Acho até que deveria ser aplicado com um pouco mais de rigor (em alguns lugares ocorreram algumas facilidades).
Caro, Ruiz… O que me aconteceu, foi algo inusitado.
Veja que em 2002, entrou a Resolução 800, criando o Exame de proficiência (o qual também sou favorável).
Em 2002, também entrou o novo Código Civil.
Então, como dependi do CEE do Estado do Rio de janeiro, e ele demorou quase 01 ano para me fornecer as documentaç~eos depois que refiz o ensino médio. Para se ter uma idéia, tenho 2 publicações no D.O. de concluinte do ensino médio.
Como o lapso temporal foi muito grande, tive que aguardar, e o CRECI-RJ entrou com mais uma matéria na grade curricular (Marketing). Pleiteei junto ao CRECI um novo curso gratuito, em função das baixas sofridas com o Código Civil, o Marketig e a reformulação nos procedimetos como o Exame de Proficiência. O CRECI não quis saber, disse que teria que cursar novamente e pagar novamete pelo curso.
Qual foi a saída?
Questionar na justiça a constitucionalidade.
Caso eu consiga, vou dar entrada na documentação.
Não acho ser perseguição ou ressentimento meu, mas sim justiça com o que me fizeram.
Também, o COFECI, não pode criar reserva de mercado, se o curso que fiz já me habilitava. E no vurso fiz diversos exames. Sinto-me preparado, pois tenho +/- 30 livros relacionados a imóveis. Participo ativamente das questões imobiliárias do meu município e dos municípios vizinhos.
Mas ainda assim, acredito que não seja justo o Exame, pois se o COFECI quer bons profissionais no mercado, que exija o histórico dos alunos dos cursos de TTI, para serem apresentados no ato da inscrição.
E não há como questionar, que o próprio mercado filtra os maus profissionais. Quem trabalha com prestação de serviços, têm que estar preparado além do trivial. Tem que ser bom, senão, tá fora!
Um forte abraço,
Leandro.
Como disse anteriormente, o seu caso é inusitado e torço para que consigas resolver a questão. Quanto ao exame, continuo entendendo que ele é importante. Histórico dos cursos de TTI não tem valor porque não dá para parametrizar o que siginificam as notas, tamanha a diferença de conteúdo, abordagem e até mesmo a seriedade na obtenção das notas (históricos) de cada curso. Claro que o mercado refina seus fornecedores. Mas isso também não justifica permitir a entrada de pessoas despreparadas, que só contribuem para piorar a péssima imagem que o corretor de imóveis tem na sociedade (segundo pesquisa da Veja, só perdemos para os políticos. Na outra ponta estão bombeiros, professores, etc.).
Por outro lado, o exame é democrático. Igual para todos, transparente, basta estudar. Sinceramente acho que, em tempos da capitalização da educação e do fenômeno das escolas caça-níqueis, todas as categorias deveriam ter um. Só não é bom para quem queria um título pró-forma. Pode até ter, mas não poderá usar.
Abraços,
CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Cansei de ver pessoas dizendo que quer ser corretor de imóveis, por que não tem outra opção, ou está se aposentando, ou por está simplesmente sem fazer nada no momento, ou porque um amigo falou que isso dá dinheiro.
Pura ilusão da parte da queles que acham a corretagem imobiliária um servicinho extra(bico).E uma FALTA DE RESPEITO, para aqueles profissionais que ingressaram na profissão por amor e paixão pelo trabalho que desenvolvem.
Sabendo que este é um trabalho sério, mais do que mostrar casas ou apartamentos, é realizar sonhos de pessoas que passaram a vida toda, juntando recursos para aquisição de uma moradia digna de um cidadão.
ESSE TRABALHO SÓ PODE SER REALIZADO POR VOCÊ QUE É UM VERDADEIRO CORRETOR DE IMÓVEIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caro Nascimento, bom dia! Estou em um caminho muito parecido com o seu, mas o meu é por opção, ou seja, meu pai foi corretor de imóveis, mas faleceu quando eu era ainda pequeno, sempre gostei dessa área, me lembro quando pequeno das várias visitas aos imóveis e clientes que acompanhava o meu velho pai, hoje tenho condições de mudar de atividade “graças a Deus”, não por necessidade mas por vocação, o nosso amigo que deu o comentário que queria um “basta”, deveria repensar melhor suas palavras, pois se tem esse perfil com um colega de profissão, fico imaginando o que faz no seu dia-a-dia com colegas, funcionários e clientes.
Em suma Nascimento, passado algum tempo do envio do seu pedido de auxilio, como esta sua situação hoje, gostaria de saber das dificuldades que encontrou o como superou os desafios.
Um forte abraço!
José Carlos H. Silva
São Paulo/SP
nascimento wrote:boa tarde amigos
sou professor de história e desde 1980 mesmo com o creci nunca tive coragem para ingressar na carreira imobiliaria, porque acho muita responsabilidade ingressar numa carreira sem os conhecimentos corretor.
agora chegou a hora, vou montar minha imobiliaria, e a parte legal, nao conheço nada. alguem pode me ajudar indicando livros ou com um tutotial(rssss).
abraços do companheiro
nascimento
victor nunes wrote:CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cansei de ver pessoas dizendo que quer ser corretor de imóveis, por que não tem outra opção, ou está se aposentando, ou por está simplesmente sem fazer nada no momento, ou porque um amigo falou que isso dá dinheiro.
Pura ilusão da parte da queles que acham a corretagem imobiliária um servicinho extra(bico).E uma FALTA DE RESPEITO, para aqueles profissionais que ingressaram na profissão por amor e paixão pelo trabalho que desenvolvem.
Sabendo que este é um trabalho sério, mais do que mostrar casas ou apartamentos, é realizar sonhos de pessoas que passaram a vida toda, juntando recursos para aquisição de uma moradia digna de um cidadão.
ESSE TRABALHO SÓ PODE SER REALIZADO POR VOCÊ QUE É UM VERDADEIRO CORRETOR DE IMÓVEIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom dia amigo Victor !
Concordo !
O que se tem notado é realmente preocupante, muita gente tentando ingressar na carreira sem ter o mínimo de noção “DA COISA” ! Interessante seria expor tambem, não somente o interesse generalizado de pessoas que nunca tiveram a mínima experiência na àrea, o que não se pode condenar pois, as oportunidades são para todos mas, o que leva a essa “explosão” é tambem a oferta de cursos em TTI que é exposta hoje para o setor como se fosse uma barraquinha da R. Vinte e Cinco de Março.
É preciso ter muito cuidado, em consideração aos cursos de TTI, tem muita “INSTITUIÇÃO DE ENSINO” que considero despreparada a oferecer esse tipo de curso, é um filão por eles a ser explorado pois, os cursos não são baratos, o que caracteriza uma “rede” que muitas vezes coloca no mercado pessoas que pagaram caro pelo curso e sem se dar conta acha que fez um bom negócio e está preparado…., para, como você disse, “ganhar dinheiro”, pura ilusão !
Um grande abraço !
Saudações Colegas, Não há motivo para preocupação. Realmente existem pessoas que encaram a profissão de Corretor de Imóveis como um “bico”… deixarei uma mensagem para quem quiser refletir:
“
SERCorretor de Imóveis ou ESTARCorretor de Imóveis?” há uma grande diferença.
Nascimento. Se você é iniciante como disse e realmente “não sabe nada”” siga os conselhos dos colegas acima e inicie a carreira junto a uma empresa. Desta maneira você terá oportunidade de adquirir experiência com profissionais credenciados. procure participar de todas as etapas da venda e não deixe de procurar cursos e palestras principalmente as oferecidas pelo CRECI de sua região
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.