Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Papo de Corretor Intermediação Imobiliária "Home office" – uma boa alternativa de trabalho em casa

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • josejunior
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      Para o corretor de imóveis iniciante, assim como eu, poder encetar seus negócios apartir da comidade de sua residência, é a grande salvação, sem dúvidas. Porém, também entre profissionais atuantes a bastante tempo no mercado, ganha força extraordinária a noção de escritório virtual, que nada mais é do que trabalhar em casa com toda a tecnologia da informática disponível.

      Antigamente, as pessoas que trabalhavam em casa eram taxadas de não-profissinais ou de autônomos sem chances de crescimento, pessoas àtoa mesmo. Hoje, essa leitura mudou, já não existe discrimanação ou preconceito contra profissionais do lar, até pelo contrário, essas facilidades proporcionam o desenvolvimento e crescimento profissional e humano.

      Toda via, é preciso alguns itens indispensáveis para o êxito de um “home office” eficaz.

      Começemos aqui com a disciplina. É preciso criar um horário como se estivesse na empresa. Você não pode deixar assuntos inerentes a sua casa interferir na sua concentração de trabalho. A disciplina ajuda a eliminar o risco de um clima muito descontraído. É bom acostumar-se a rigidez do horário de trabalho pré-estabelecido por você. Mas é bom tomar cuidado para que para não se tornar uma pessoa dedicada demais ao serviço e ter problemas de relacinamento, por exemplo, com sua família.

      Determinar seu espaço também é fundamental. Delimite e reserve seu espaço para o desenvolvimento do seu trabalho profissional. Estabela a condição, nesse local, de só pensar no trabalho que está realizando.

      É necessário que você discipline sua família, provavelmente as pessoas da sua casa vão achar que você efetivamente ‘está em casa’ só que você ‘não está’. Dentro do seu espaço profissional e de seu horário de trabalho no seu “home office” seus familiares terão de fazer de conta que você não está em casa. No começo poderá não ser fácil, mas eles entederão. Comunique a todas as pessoas da família sua nova rotina e o que espera de cada um deles daí em diante

      Tenha uma linha telefônica exclusiva para o seu escritório, de preferência com secretária eletrônica em seu aparelho. Deixe sempre o bloco de recados ao lado, e quando for sair, passe todas as instruções a uma pessoa respónsavel da familia. Nem um negócio poderá ser perdido.

      E por fim, evite o isolamento. Dificilmente os clientes irão lhe visitar, então será imprescindível manter o intercâmbio com o mercado imobiliário. Um programa semanal de visitas a clientes em perspectivas, é uma solução.

      É isso pessoal, quem quiser passar mais umas dicas pertinentes ao assunto, por favor, não exitem.

      Valeu, até a próxima.

      JRuiz Admin
      Mestre
        Número de postagens: 1737

        A quantidade de pessoas que trabalham em casa aumenta a cada dia, com a temática da qualidade de vida como foco. Porém, é preciso ter cuidado extra na montagem do home office, em prol da qualidade do trabalho, do bem-estar e da saúde.

        A primeira sugestão é também a mais óbvia: libere espaço para a montagem do escritório. Jogar fora coisas que não se usa mais costuma liberar de 15% a 20% de espaço. O escritório em casa deve ser funcional, mas, acima de tudo, agradável e confortável, com a virtude de ocupar uma área reduzida. O fundamental é que não lembre nem um pouco os escritórios convencionais, onde o profissional é obrigado a ir todos os dias.

        Além disso, falta de espaço não é desculpa para deixar de organizar o ambiente de trabalho. “Em 3 m2, é possível instalar uma bancada confortável, com 50 centímetros de profundidade e 90 centímetros de comprimento, armário, prateleiras ou nichos e um gaveteiro sob a bancada. Mas, se o profissional trabalha em casa muitas horas por dia, o ideal é ter um ambiente com mais privacidade, que pode ser uma edícula ou um quarto isolado”.

        Instalações elétricas

        Após a definição do melhor local disponível na casa ou no apartamento, verifique as instalações elétricas, pois serão necessárias tomadas e pontos extras para telefone e conexão de banda larga.

        Um mobiliário adequado, atendendo aos princípios de ergonomia, também previne doenças ocupacionais, como a LER (Lesão por Esforços Repetitivos). A altura ideal da bancada varia entre 70 e 75 centímetros, enquanto o mouse e o teclado devem estar posicionados de forma que o usuário apoie completamente o antebraço. E é preciso deixar espaço livre para que o profissional sente-se numa posição correta, formando ângulos de 90º entre tronco e antebraços, tronco e pernas, coxas e parte inferior das pernas e entre tornozelos e pés.

        Iluminação

        Quanto à iluminação, conte com uma janela ampla, mas evite instalar a bancada do computador contra a abertura, pois o reflexo da luz no monitor é prejudicial.

        E mesmo com uma boa luminosidade, o ambiente deve contar com uma luz artificial geral e homogênea somada a uma iluminação pontual na mesa. O foco deve ser perpendicular, vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros.

        É ainda importante optar pela fiação camuflada. “É possível encomendar uma bancada sob medida com fundo falso ou comprar, em lojas especializadas, uma mesa com canaletas, que escondam a fiação. Outra alternativa é providenciar um painel falso cobrindo parte da parede atrás da estação de trabalho. É interessante também reunir duas ou três tomadas numa só parede, para evitar fios por todos os lados”.

        Organize-se!

        Tenha à disposição somente os materiais que forem absolutamente necessários. Para lembretes e recados importantes, a dica é instalar um painel magnético.

        Com relação aos móveis, a recomendação é preferir peças próprias para escritório, por serem ergonômicas e de fácil manutenção. Lembre-se ainda que mesas com desenho em C ou L evitam deslocamentos na cadeira, bordas arredondadas não machucam o corpo e tampos com superfícies opacas evitam que a luz se reflita e atrapalhe a execução do trabalho.

        Por fim, prefira cores claras nas paredes e nos móveis, que dão a sensação de conforto visual e amplitude, sem tornar o ambiente cansativo. Para o piso, a sugestão é madeira, laminados e porcelanatos.

        JRuiz Admin
        Mestre
          Número de postagens: 1737

          É exatamente isso que pretendo fazer. Vou aproveitar que tenho um quintal enorme e vou montar um escitório com porta pra fora e tudo, caso precise receber algum cliente e trabalhar com outros corretores. Todavia, não encontro meios de montar um escritório imobiliário. Não sei como proceder. Só sei resolver os assuntos técnicos, mas não sei a parte burocrática para trabalhar desta forma. Caso alguém saiba, por favor me dê uma luz.

          Abs.

          Fabiola

          vm.fabiola@gmail.com

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.