Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Papo de Corretor Intermediação Imobiliária Fundo de Investimento Imobiliário

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • ceara
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      [justify]Os Fundos de Investimentos Imobiliários são instrumentos do mercado de capitais para captação da poupança popular por meio de cotas representativas de valores mobiliários de renda variável. As cotas são parcelas de valores mobiliários não resgatáveis, isto é, o cotista tem que vender a terceiros, como se fossem ações de companhias abertas, parcela de suas cotas para retomar seu investimento. Elas são emitidas para subscrição mediante ofertas públicas e devem ser comercializadas no mercado secundário em mercado de balcão ou de bolsa.

      O diferencial competitivo do Fundo Imobiliário em relação às demais alternativas de investimento coletivo em imóveis é a sua liquidez decorrente da possibilidade da venda parcial ou total das cotas representativas do investimento no mercado de balcão, sem as complicações operacionais inerentes às transações imobiliárias.

      Outra vantagem é que o Fundo pode aplicar seus recursos em vários empreendimentos simultaneamente, o seu capital tende a ser maior que o de um condomínio constituído de apenas um imóvel o que lhe confere maior flexibilidade no momento da venda das respectivas cotas.

      Também o Fundo de Investimento Imobiliário permite a formação de uma carteira composta de empreendimentos imobiliários, os quais, pelo volume de recursos envolvidos, não estariam ao alcance de investidores individuais, especialmente os de menor capacidade financeira, aumentando, assim, a quantidade de alternativas de investimento disponíveis.

      Ao aplicar em um Fundo de Investimento Imobiliário, é possível para o pequeno investidor obter condições semelhantes às oferecidas aos grandes investidores, uma vez que a soma de recursos proporciona ao Fundo maior poder de negociação.

      Ademais, os custos da administração dos investimentos do Fundo são diluídos entre todos os cotistas, na proporção de suas participações.

      Os detentores de Fundos Imobiliários estão isentos do pagamento de Imposto de Renda, de PIS e Cofins, desde que se enquadrem em alguns pré-requisitos, tais como distribuição semestral de 95% do lucro e a não possibilidade de concentração de mais de 25% das quotas em poder do empreendedor ou pessoas a ele ligadas.

      A Caixa Econômica Federal, CEF, resolveu ingressar no mercado devido ao forte vínculo com o setor imobiliário. Como maior financiador do crédito para habitação, a Caixa vem acompanhando o desenvolvimento deste mercado nos EUA e estava aguardando a melhor regulamentação no Brasil. O investimento da CEF no Edifício Almirante Barroso foi o primeiro Fundo de Investimento Imobiliário gerenciado por um banco de varejo. O resultado foi melhor que o esperado.[/justify]

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.