Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Balcão de Negócios Fique por dentro! Expansão do mercado imobiliário: problemas às construtoras

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • jruiz
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      [justify]No 1º semestre de 2007, o número de lançamentos imobiliários cresceu quase 40%.

      Por causa de crescimento, tem fila para alugar guindastes e betoneiras em SP.

      A expansão do mercado imobiliário já traz problemas às construtoras. No primeiro semestre de 2007, o número de lançamentos imobiliários cresceu quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Em São Paulo, por exemplo, tem fila para alugar guindastes e betoneiras.

      Para tocar uma obra na Zona Sul da Capital, a construtora teve que se programar. Alugou andaimes, estruturas de escoramento e elevadores de carga com antecedência. Caso precisasse de um equipamento novo agora, teria dificuldades para conseguir.

      A procura inflacionou o custo de locação de máquinas pesadas e material de infra-estrutura para a Construção Civil. “É oferta e demanda e, conseqüentemente, os preços também subindo. Pode se calcular coisa de 20%, 30% ou mais. No mínimo 20%”, diz Marcel Mauro, diretor de uma construtora.

      Renato Nunes Caetano, gerente de uma empresa também na Capital conta que possui cinco toneladas de equipamentos para alugar. Fornece andaimes e elevadores para 150 construtoras só em São Paulo. Aumentou o estoque, mas mesmo assim está difícil atender à procura que cresceu 40% no último ano. “Hoje a gente trabalha com uma reserva de mais ou menos três a seis meses para poder se programar para entrega desse equipamento”, conta Caetano.

      O setor de base da construção sabe que precisa expandir os negócios, mas é um investimento que leva tempo. Quem constrói, teme que esse obstáculo afete o crescimento e comprometa os prazos. “Projetando para um futuro próximo, a gente sabendo que não está se fazendo nada em nível de grandes investimentos. A parte de locação, a parte de insumos. Então consequentemente pode ser que, num futuro próximo, a gente tenha problema na entrega dos empreendimentos”, afirma Mauro.[/justify]

      Autor
      Posts
    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.