Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Intermediação Imobiliária › Exclusividade.
-
AutorPosts
-
Bellini
Mestre10 de novembro de 2004 às 14:56Número de postagens: 1737Caros Colegas,
Acho que a exclusividade de vendas e a molhor maneira de trabalhar um imóvel. Com a exclusividade temos maior segurança em trabalhar, sendo que a liquidez e mais rapida, e sendo rapida bom para nós, bom para o proprietario.Por incrível que pareça, a principal barreira para implementar de vez o uso da exclusividade somos nós corretores.
Não tem um advogado que trabalhe sem procuração. Todo mundo sabe disso e já vai assinando uma, quando quer contratar o Dr.
Mas quando você requer o mesmo para atuar como corretor de imóveis, o proprietário indica dezenas de colegas que fazem o trabalho “informalmente” e você acaba passando por louco.
Recentemente procurei um cara que queria vender um hotel. Eu tinha um cliente disposto a pagar R$ 600.000 no negócio. Quando falei em contrato, o cara deu um pulo e disse não: “todo corretor que vem aqui trabalha sem exclusividade, porque você vai ser diferente”. E eu nem tava querendo exclusividade, tava querendo um contrato para garantir a minha comissão (será que esse cara iria me pagar?).
Caro Colega,
Vc tem toda razão quando diz que os corretores são culpados.
Mas se a gente que acredita n exclusividade não mostrar como funciona, não vai para frente mesmo, não basta dizer que exclusividade, temos que mostrar para o propriétario as vantagens dela.
Em questão ao contrato de autorizãção de vendas, eu não abro mão dele, todos os imóveis que tenho a venda tem o contrato assinado.Até.
Quando há questionamento do proprietário sobre a exclusividade, dizendo “vou ficar amarrado só com seu escritório” digo que matematicamente ele tem razão, mas na prática não.
Se ninguém se acha responsável pelo negócio, não vai anunciar, colocar placa ou outras ações de marketing que façam a venda acontecer´.
Tem dado bom resultado e contratos de exclusividade.[/b]Caro Colega,
A exclusividade da resultado, e bem mais rapido do que um imóvel sem exclusividade..Mas para isto vc precisa ter uma avalição responsavel, e não o valor que o proprietario quer, e mais, tem que ter parceiros para poder passar o imóvel para eles, desta forma o imovel tem uma liquidez bem mais rapida.
Para mim esta dando resultado.Até
Exclusividade: todos os corretores de imóveis legalmente estabelecidos são obrigados a firmar contrato de intermediação imobiliária com exclusividade. Veja o disposto na Resolução – COFECI 492/96 (visite http://www.cofeci.gov.br – vá em Legislação e depois Resoluções – 1996):
Art. 1° – INSTITUIR, “Ad referendum” do E. Plenário, multa no valor de 1(uma) a 3(três) anuidades, consoante disposições contidas no artigo 1°, itens I-A e II e respectivo Parágrafo Único da Resolução-COFECI n° 315/91, aplicáveis às pessoas físicas e jurídicas que anunciarem publicamente sem estarem de posse do contrato escrito de intermediação imobiliária com exclusividade, previsto no artigo 1° da Resolução-COFECI n° 458, de 15 de dezembro de 1995.Por outro lado, é importante frisar três aspectos práticos:
1. corretor sem contrato (sem exclusividade) não investe no seu imóvel. Não anuncia, não faz parceria, não faz questão alguma de mostrar a propriedade. Ele apenas tem aquele imóvel na sua lista. Se “cair um cliente do céu” pode até ser que ele vá lá mostrar o imóvel (só que clientes não caem do céu);
2. o fato de um corretor deter a exclusividade, não significa que somente ele irá vender o imóvel. Somos uma rede e as parceria são feitas diariamente (no meu site tem até uma seção só para corretores). A diferença é que, embora dezenas de companheiros estejam oferecendo seu imóvel (e para cada um deles existe um contrato de parceria), somente um é responsável pelo imóvel. Esse “um” é quem zela pelo imóvel, é quem fica ligando para os outros e perguntando “e aí? E aquele cliente que você falou que queria comprar “meu” imóvel?”;
3. quando algum corretor colega vem me oferecer um imóvel (perguntar se tenho um cliente para ele) a primeira coisa que pergunto é: você tem um contrato com exclusividade para vender esse imóvel? Se ele não tem, não pode garantir a remuneração do trabalho dele. Ora, se ele não pode garantir a remuneração nem para ele, imagina para mim: não sai negócio.Essa discussão estava lá no fim da lista. Resolvi subir porque acho que é um assunto muito importante para todos nós. Aproveito para informar que existem alguns textos sobre o assunto lá na área de downloads. Dê uma conferida e poste sua opinião aqui. “forumimobiliario.com.br/downloads/todos-os-arquivos/category/4-kit-corretor.html”>
Downloads (Biblioteca) -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.