Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Mestre
      Número de postagens: 1737

Olá Pessoal

Nesta quarta-feira passada (15.07) tivemos mais uma eleição para mais um período na administração do conselho da 7ª Região. Não por surpresa, mas sim por confirmação nada de novo. Nenhuma discussão dos candidatos com a categoria, tudo feito da mesma forma de sempre, reuniões, se é que existiram ficaram ou deve ter existido entre os componentes de cada chapa. Será que uma nova administração eleita nestas condições pode ou vai se voltar a trabalhar em prol da categoria? Na verdade não sei e não acredito nisso.

O Impressionante de todo o processo é que fica claro que a disputa pelo poder é e se torna claro que de nada e em nada toda a categoria poderá ou será beneficiada por qualquer que seja a chapa eleita.

O desconhecimento do eleitorado pelos que compõem as chapas é de um fato generalizado de um lado um candidato articulado pela diretoria atual, do outro, um que se diz oposição com o respaldo de um grupo ligado ao sindicato da categoria do qual já foi presidente.

No centro de tudo a massa de corretores que não sabem em quem votar ou porque e para que estão votando, com o único claro e alardeado por todos, que alegam exercer o direito do voto apenas para evitar o constrangimento de vir a ser multado com o valor de aproximadamente de R$ 400,00, fato esse que fez parte do material enviado a todos os corretores cadastrados pelo CRECI-PE quando enviou a todos a comunicação do dia da votação.

A falta de capacidade da atual diretoria ficou mais uma vez demonstrada no dia da eleição. A palavra correta para o que ocorreu na sede do CRECI-PE no dia da eleição foi algo que nos deixou a todos perplexos, cheios de raiva por ter que estar presente a tamanha falta de respeito para com todos.

Uma votação que teria horário para começar as 8:00 hs da manhã teve seu inicio ai por volta das 11:00hs, era um tal de pega uma ficha tal para depois de pegar essa tal ficha conseguir pegar uma outra para que depois desse processo pegar uma outra para depois então pegar a o comprovante da votação e entrar em uma cabine e praticar seu direito de voto. Todo esse processo me fez perder o tempo exatamente das 10:00 hs as 13:30 hs.

Bom, fim da eleição agora o que temos de aguardar é ver se concretizar pelo menos algumas das propostas inseridas em alguns panfletos distribuídos na boca de urna e que o candidato eleito, efetivamente realize algo em favor dessa categoria que a cada dia que se passa me parece mais desagregada e inerte que nunca.

Um abraço a todos

JRuiz Admin
      Mestre

Amigo Saulo,

Recebo com felicidade a sua indignação, pois ela representa a indignação da grande maioria dos coretores de imóveis de Pernambuco. Regitro que aqui em Caruaru a eleição inicou-se às 09:41 devido a uma incompatibilidade do sistema com o internet explorer. Detectado o problema, baixamos o Mozilla e iniciamos o processo. Como você sabe, sou delegado do conselho em Caruaru há 5 anos e fiz parte da chapa de Francisco Monteiro. Perdemos por pouco mais de 40 votos num universo de quase 1000 votantes, tendo a diferença aqui sido de mais de 60 votos graças a uma campanha mentirosa propagada por parte dos que venceram. Respeito a vontade dos corretores que desejam mudanças e aceito a derrota como lição. Concordo plenamente com você quando diz que as decisões são tomadas sem considerar a opinião dos corretores. Isso levou o CRECI Pernambuco a ser o mais atrasado do Brasil, apesar da nova sede recentemente adquirida. Não temos uma página na internet que nos divulgue; não realizamos um congresso ou sequer seminários há anos; o CRECI é uma instituição altamente concentrada na capital, sendo que o interior já possui um grande número de inscritos e o mercado imobiliário aqui está aquecido; Não temos estrutura de fiscalização adequada à realidade (apenas 06 fiscais); o sindicato briga com o CRECI ao invés de representar os interesses dos corretores; existe pouco interesse dos corretores com os assuntos da profissão; A alta inadimplência como reflexo do nível de comprometimento e da desorganização da categoria.Todo esse cenário tem contribuido para o atraso e desagregação da categoria no estado e não acredito que a curto prazo isso mude. Apesar de ser corretor há mais de 11 anos, cosidero essa a primeira eleição de verdade dos últimos anos, pois pudemos escolher entre duas propostas. Porém o processo ainda é pouco democrático e participativo. A chapa eleita tá cheia de caciques e isso pode não ser bom. Igualmente a você, desejo que o futuro presidente, Borba Neto, consiga realizar as propostas e que seja o presidente de todos os corretores de imóveis de Pernambuco, sem distinção.

JRuiz Admin
        Mestre

Caro Alexandre

Para mim uma surpresa a chapa da situação perder essa eleição, nunca acreditei que uma suposta oposição pudesse desencadear com sucesso e obter o caminho de uma vitoria, vitoria essa nós sabemos não é dos corretores e sim de apenas uma pequena parte deles, podemos até dizer, uma mínima fração dos que fazem e compõem a categoria foram responsáveis por essa dita vitoria, vitoria essa que pode ter certeza ainda não foi dos corretores.

Quando voce fala que a chapa vencedora se encontra cheia de caciques eu retorno ao ponto chave da historia, a briga pelo poder para obter apenas e exclusivamente poder, esta implícita em ambas as chapas, como se diz no popularês, em briga de cachorro grande vira-lata não se mete. Em ambos os lados vamos encontrar esses tais caciques aos quais voce se refere, isso faz parte da política, afinal estamos no Brasil e é assim que por aqui as coisas sempre funcionam, até quando não sei, mas esta chegando à hora de mudar.

Mudar pra que e porque e com quem? É com satisfação que li sua mensagem e vejo que mesmo participando da chapa da situação voce deixa transparecer que o sistema é totalmente falido e deficiente, os caminhos da eleição são tomados de forma equivocada e ultrapassadas. Não conheço pessoalmente o Francisco Monteiro nem tão pouco o Borba Neto, mas posso afirmar categoricamente tanto fazia vencer as eleições um como o outro, ambos continuam a usar os mesmos caminhos errados dentro do processo de eleição. Sem a integração e participação com a categoria vamos voltar a ter ou continuar tendo os mesmos problemas de sempre. O caminho adotado pelo Francisco nas eleições foi omisso e impotente o seu opositor partiu para a agressão, como isso em determinados momentos funciona ganhou a oposição.

O que voce comenta sobre as deficiências da nossa regional nada mais é que o fruto colhido por gestões sucessivas de pessoas incompetentes, relapsas, sem comprometimento, mal assessoradas e sem garra e dedicação para o trabalho, apenas de olho na posição a qual da destaque e referencia.

Posso esta parecendo cético, mas pode ter certeza ,minha indignação é grande com a falta de responsabilidade por parte de nossos mandatários, espero sinceramente poder ver um quadro diferente com essa nova administração, desejo sorte a todos no desempenho de sua administração, mas sinceramente não creio em nenhuma mudança radical em um futuro próximo.

Um abraço

JRuiz Admin
          Mestre

As eleições para o CRECI na Bahia ocorreram no dia 17/07. Apesar da possibilidade de se conhecer o resultado alguns segundos após o término das votações (ah, vou dar uma cancha: 30 minutos depois), hoje, 20/07, 72 horas após, ainda não se sabe o resultado das eleições. Como não colocaram nada no site, liguei para obter a informação, mas a funcionária me disse que não existia nenhum resultado “oficial”. Me transferiu para falar com outra pessoa, mas o telefone ficou mudo. Tentei retornar a ligação, mas ninguém atende (a gente até percebe que alguns pegam o telefone, mas quando vêem que tem alguém na linha, recolocam no gancho). Padrão CRECI Bahia.

Tem de onde puxar: no site do COFECI, não tem nenhuma informação (também!), apesar dos vários resultados Brasil afora. Afinal de contas, prá que divulgar isso? Eles não devem satisfação para ninguém mesmo.

JRuiz Admin
            Mestre

Ola Pessoal

Andei dando uma volta pela site do COFECI e realmente nada sobre os resultados das eleições.

Até parece que o assunto não é de interesse de niguem.

Passando pelo site do CRECI do nosso estado vizinho a Paraiba, ( O CRECI – PE, ainda não tem um site, pode isso nos dias atuais), observei um detalhe, as eleições pode ter seus votos realizados pela internet, sem o vexame que foi a votação aqui de Recife.

Serve de exemplo para outras regionais.

Não sei se efetivamente a coisa funcionou, seria interessante que os colegas de lá nos passasse suas impressões.

Um abraço a todos

JRuiz Admin
              Mestre

Caro amigo Saulo,

Com se vê, não foi só Pernambuco que teve problemas com as eleições. O fato da Paraiba ter realizado eleições pela internet é por que lá foi chapa única. O resultado das eleições de Pernambuco foi divulgado uma hora depois do encerramento da votação. Houve problemas para iniciar o processo de votação que só foram contornados por volta das 10:30h, quando já havia mais de 150 corretores na sede do CRECI pra votar, o que inicou um pequeno tumulto. Isso gerou muita insatisfação e demonstrou uma certa desorganização, pois muita gente não recebeu o cartão de votação, outros que estavam em dia, tiveram de provar que não estavam devendo, e outros vieram acertar os débitos no dia da votação. Por outro lado o COFECI não utilizou até agora o site para informar os eleitos, o que demonstra que o site não está sendo atualizado. O COFECI precisa estabelecer metas e exigir CRECIS um padrão mínimo de prestação de serviços aos inscritos. Os corretores de imóveis também têm que fiscalizar os CRECIS e acompanhar a prestação de contas da entidade para evitar abusos ou desvios da finalidade. Os recursos dos CRECIS têm que ser utilizados para fiscalização da atividade legal e coibir as ilegalidades, e não para beneficiar os diretores. É preciso se preocupar muitas outras coisas do que simplesmente com o ‘ganhar dinheiro’. É necessário se envolver com o trabalho do CRECI e contribuir de alguma forma, seja diretamente, arregaçando as mangas, ou indiretamente, não representando problema para o CRECI. Ou seja: parte da responsabilidade das coisas qe acontecem, é nossa. Seja por que escolhemos mal nossos representantes, seja por que não nos preocupamos como o COFECI e os CRECIS estão sendo administrados.

JRuiz Admin
                Mestre

Caro amigo Alexandre

Voce esta repleto de razão e concordo em numero, genero e grau contigo no que diz respeito ao seu ultimo paragrafo : ( parte da responsabilidade das coisas que acontecem, é nossa. Seja por que escolhemos mal nossos representantes, seja por que não nos preocupamos como o COFECI e os CRECIS estão sendo administrados).

Os fatos relatados por voce nos paragrafos acima são todos uma consequencia de todo um processo que na minha opinião tem que ser revitalizado e reorganizado, isso claro, falando no nosso caso aqui em PE, não posso falar da casa do vizinho que não é onde frequento.

No tocante ao fato de ter citado a eleição de João Pessoa via internet, sem tumulto, sei que onde havia chapa unica existia essa possibilidade, entretanto não acho que seria tão complexo assim se fazer o mesmo processo com duas ou mais chapas por regional.

Ai retornamos ao mesmo inicio de caminho, o que tanto fazem essas diretorias de 27 membros durante um trienio e no unico dia de trabalho onde aos olhos dos corretores, estes são submetidos a tamanha falta de organização. Será que achavam que apenas os integrantes das chapas iriam votar?

Opa! teve mais um ou tres dias de trabalho duro em GRAMADO – RS , por lá foi com certeza, fecundado, gestado e parida a “Resolução 1128/2009 sobre as Eleições Gestão 2010 / 2012”.

Ainda há quem diga: De que vale discutir, isso não vai levar ninguem a nada. Se faz necessário que alguns levantem a voz e busquem uma alternativa melhor, voce Alexandre se mostra uma dessas vozes.

Um abraço

JRuiz Admin
                  Mestre

Uma semana depois o CRECI Bahia divulgou o resultado das eleições:

Foram apurados 76,69% votos favoráveis à chapa Consolidação, 8,33% votos em branco, 14,98% votos nulos. A soma desses votos confirma através de maioria significativa a satisfação com as ações realizadas pelo Conselho Pleno, representado pelo presidente Samuel Arthur Prado. Os trabalhos de votação iniciaram às 9:00 h nos postos de votação e às zero horas pela internet e foram encerrados às 17:00 h. Os trabalhos de apuração iniciaram às 17:30 h e encerraram às 19:00 h.

(texto extraído do próprio CRECI, claro)

Se a apuração dos votos se encerrou às 19h do dia 17, porque só foram divulgados 7 dias depois? Porque não houve a divulgação às 19h01 do dia das eleições? Detalhe, eu não me limitei a verificar o site apenas, liguei para o CRECI e obtive a resposta de que “não havia resultado oficial”?

Infelizmente o processo não é transparente e não me deixa nem um pouco seguro.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.