Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Legislação › Chaves vs. Identidade
-
AutorPosts
-
lelure
Mestre14 de março de 2008 às 18:21Número de postagens: 1737Olá, amigos! É uma prática muito comum, na hora em que possíveis clientes de locação, buscam ver um imóvel em que estão interessados a imobiiária ou o corretor exigir que fique em sua posse um documento original de identidade, para que as chaves de determinado imóvel seja emprestada. Esse documento, em geral é o RG (identidade) do próprio interessado. Os prazos de devolução das chaves, variam de 24 horas ou até o término do expediente, no mesmo dia.
As perguntas são:
1ª – É legal (sob o ponto de vista jurídico), esse tipo de exigência?
2ª – Quais são as outras formas alternativas de empréstimo de chaves?
Abraços,
Leandro
Teoricamente falando, existe a Lei 5.533, de 06/12/68, que dispõe sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal, com alteração da Lei 9.453, de 20/3/97. Em síntese, diz a legislação em vigor que a nenhuma pessoa física ou jurídica de direito público ou privado é lícito reter qualquer tipo de documento de identificação pessoal, ainda que em forma de fotocópia. Na prática, a retenção de documentos é comum e muito pouco questionada. No caso de locação, então, a retenção de documento é condicionada à visita ao imóvel: se quiser, tem que deixar o documento, senão, vai procurar em outra imobiliária (aonde também terá que deixar o documento).
Algumas imobiliárias vão além: cobram uma taxa (cerca de R$ 10) que é devolvida se você cumprir o prazo de entrega da chaves (nada de 24 horas: 4 horas, no máximo).
Olá, Ruiz! Existe alguma outram alternativa? Que seja viável ao cliente, pois considero isso constrangedor. Mas por outro lado necessário pela segurança do imóvel e também do corretor/imobiliária.
Teríamos uma forma genérica para o empréstimo de chaves?
– Cópia de RG e CPF;
– V$ +/- 10,00;
– Tempo máximo de posse das chaves Hrs: 4:00
– Assinatura de um Termo;
O que acha?
Abraços,
Leandro
Me veio a idéia de que certos imóveis, podem servir de cativeiro para seqüestros relâmpagos. Para isso, bastaria a pessoa ir até a imobiliária e solicitar as chaves. Sem um cadastro, seria algo um tanto perigoso para a imagem da imobiliária, se viesse a ser associada ao crime. Claro que isso é algo dramático, que estou dizendo, mas os marginais de hoje, além de ousados, são muito criativos.
Portanto, é necessário que nos cerquemos dde segurança e informações antes de emprestar as chaves dos imóveis…
Abraços,
Leandro
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.