Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Balcão de Negócios Fique por dentro! Casa própria será financiada na imobiliária

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • Alexmtx
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      SÃO PAULO – Financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal deverá mais rápido e menos burocrático a partir de outubro. O banco pretende lançar o “correspondente imobiliário”, que irá permitir ao mutuário fechar o contrato diretamente com a imobiliária, sem precisar passar pelo banco. A novidade foi divulgada ontem, no segundo encontro de líderes do sindicato dos corretores (Creci), em São Paulo.

      O projeto piloto está em andamento em Belo Horizonte e São Paulo. “A idéia inicial era lançar em agosto, mas deixaremos para outubro. O corretor fará a entrevista com o cliente, juntará os documentos e ele não vai precisar ir à agência. Até mesmo o contrato será assinado na própria imobiliária”, explicou o gerente regional de negócios da Caixa, Camilo de Lelis Goes.

      O gerente de habitação da Caixa, Luiz Carlos Previlato, acrescenta que o prazo para sair o financiamento deve cair de 25 dias (média hoje sem uso do FGTS) para 15 dias. “Terá o contrato fechado e os documentos prontos em um prazo bem curto”, avalia. O objetivo do banco é descentralizar o trabalho e, dessa forma, ganhar em agilidade.

      O presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, resume: “as imobiliárias passam a ser como as lotéricas. O cliente utiliza como se estivesse indo na Caixa”, resume. Na próxima semana, Viana Neto irá a Brasília solicitar que a avaliação dos imóveis seja feita também pelos corretores.

      Imobiliárias parceiras – A Caixa fechará parcerias para oferecer a opção ao mutuário exclusivamente com as imobiliárias. Para fechar o negócio, os corretores receberão remuneração de 0,5% a 1,5% do contrato.

      Na semana passada foi lançada uma empresa em São Paulo que trabalhará nesses moldes, a Habix. O cliente avalia opções de financiamento de diversos bancos por meio da correspondente imobiliário.

      Fonte: Publicada em 12/08/2008 às 23h28m Mariana Sallowicz – Diário de S.Paulo

      Achei uma boa iniciativa o que os demais colegas comentam ?

      JRuiz Admin
      Mestre
        Número de postagens: 1737

        Quem ficará com o encargo da aprovação do cadastro, a Caixa ou a Imobiliária, se a Imobiliária aprovar este cadastro a Caixa poderá recusá-lo? Haverá algum tipo de treinamento para as Imobiliárias credenciadas?

        JRuiz Admin
        Mestre
          Número de postagens: 1737

          Emiliano wrote:

          Quem ficará com o encargo da aprovação do cadastro, a Caixa ou a Imobiliária, se a Imobiliária aprovar este cadastro a Caixa poderá recusá-lo? Haverá algum tipo de treinamento para as Imobiliárias credenciadas?

          Emiliano

          Ao que parece a CEF treinará os corretores e fornecerá o simulador e os formulários. A imobiliária receberá também treinamentos sobre alguns outros produtos da caixa e poderá utilizar o logo da CEF na fachada.

          Esta semana estarei conversando com o gerente de minha agência se tiver novidades postarei aqui

          JRuiz Admin
          Mestre
            Número de postagens: 1737

            Existe uma fina linha entre a crítica racional (a correta identificação de pontos negativos) e o pessimismo ou parcialidade (ou os dois juntos). Às vezes eu não sei bem se estou do lado de cá ou de lá, e por conta disso, claro, aceito todas as críticas (por favor fiquem à vontade).

            Mas confesso, eu não vejo com bons olhos esse projeto da Caixa. Nem é novidade. Existem milhares de escritórios que representam o Itaú, o Bradesco, Santander, e vários outros bancos para fazer esse serviço. São chamados de despachantes. Aliás, a própria Caixa tem seus “despachantes”: não é incomum encontrar ex-funcionários da Caixa dentro das próprias agências, “facilitando” os trâmites.

            Existe uma distância relativamente grande entre o primeiro dia em que o cidadão resolve comprar um imóvel financiado, e normalmente ele sonha alto, e o dia em que ele assina o contrato para comprar aquele imóvel (bem menor) que coube no financiamento dele. “Rola muita água” entre esses dois dias. São pendências na Receita Federal, no INSS, um calhamaço de documentos dele, da esposa, dos bens que ele possui, idas e vindas ao cartório, etc.

            O que a Caixa está fazendo é transferir esse pepino para as imobiliárias. Ótimo negócio (para a caixa!).

            O crédito imobiliário é um direito do comprador. Não existem, em princípio, vínculos entre o crédito imobiliário e o imóvel a ser adquirido. Crédito: ou você tem, ou não tem. Simples assim.

            Além disso, seria profissional por parte do agente imobiliário vincular um imóvel, deixado aos seus cuidados para a venda, durante o processo de aprovação do financiamento? Como é que ficam os interesses do cliente vendedor? E se durante esse processo (que demora de 30 a 45 dias) aparecer um cliente querendo pagar à vista? Foi cobrado sinal do primeiro interessado? E se dissermos não para esse comprador e o financiamento do outro não for aprovado? Acho que há um conflito de interesses aí.

            Na minha opinião, o cliente deve buscar uma imobiliária quando já estiver com a carta de crédito nas mãos (ou antes disso só para dar uma especulada). É bom que se diga também que, com a carta aprovada, o comprador é livre para comprar o imóvel que quiser, como se estivesse pagando à vista.

            Acho que a discussão é válida. Gostaria de ouvir mais opiniões.

            JRuiz Admin
            Mestre
              Número de postagens: 1737

              Vejo prós e contras, nesta nova medida da caixa, se por um lado, talvez venha facilitar a vida do pretenso comprador, que as vezes fica horas na fila para ser atendido, por outro lado, por conta do excesso de burocracia, podemos perder a venda ‘a vista, para outro cliente,também ficará muito restrito às Imobiliárias cadastradas, aqui na minha cidade, por exemplo são poucas imobiliarias cadastradas junto a Caixa, e o próprio agente financeiro indica o cliente , para o rol de imobiliárias que ele tem em seu cadastro, deixando as demais fora da jogada….

              JRuiz Admin
              Mestre
                Número de postagens: 1737

                A minha imobiliária foi a primeira do Brasil a tornar-se CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO CAIXA. As vantagens são, tanto para os clientes (compradores e vendedores), quanto para a imobiliária. Só o fato do atendimento ser personalizado, sem filas, e sempre buscando o melhor para quem está contratando, pois na Caixa os funcionários querem vender o empréstimo pelo maior tempo possível, nós indicamos a melhor forma de financiamento. Além disso o funcionário da CAIXA geralmente atende o cliente apenas nas dependências da Caixa, enquanto os correspondentes têm liberdade de ir até o cliente.

                Alexandre Maciel/Caruaru

                JRuiz Admin
                Mestre
                  Número de postagens: 1737

                  Não há dúvida de que o atendimento do agente imobiliário é infinitamente mais ágil e atencioso para o cliente comprador do que aquele dispensado pelo funcionário da Caixa. Claro, existem interesses básicos nessa relação: a remuneração do terceirizado só acontece se houver venda, enquanto o funcionário ganha salário fixo independente de qualquer coisa. Para comprar o “leitinho” das crianças o agente imobiliário tem que fazer “barba, cabelo e bigode” (e faz!).

                  JRuiz Admin
                  Mestre
                    Número de postagens: 1737

                    Acho bem importante que essa iniciativa vingue, no tempo em que vivemos não temos mais tempo para ficar travados com tanta burocracia… O cliente que está atrás de “agenteimovel.com.br/imoveis/comprar/sp/sao-paulo/”>imoveis venda não faz a compra por causa desta burocracia… Tomara que cresça e se expanda a idéia…

                  Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.