Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • mfpatta
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      [justify][img]bp2.blogger.com/_IY7pHXXtLqE/RquR1mlfVOI/AAAAAAAAAAk/yuvrqEGmqd0/s1600-h/bonito.jpg[/img]

      Hoje estava conversando com outro corretor de imóveis da região, também credenciado, e assim como eu, só trabalha com fazendas, e o questionei sobre o cartaz de divulgação dos corretores credenciados do CRECI/MS que está para sair agora no mês que vem (agosto/2007). Pois ele me falou uma coisa e eu concordei parcialmente, que a realidade para os corretores de imóveis rurais é outra dos corretores de casas e apartamentos ou seja, pelo que sabemos é necessário ter CRECI para trabalhar como corretor, mas segundo ele não é bem assim. Pagamos um Conselho e Sindicato, que não pode fiscalizar e não temos benefício nenhum, então para que pagar? O Conselho apenas fiscaliza quem tem CRECI e o Sindicato tem benefícios apenas para corretores da Capital e outras cidades maiores. Mas o picareta, não precisa pagar nada, não tem responsabilidade nenhuma, vende até mais do que certos corretores credenciados, e para os proprietários rurais tanto faz se é picareta ou corretor, o que ele quer é vender.

      Este mesmo corretor me disse até que não irá pagar mais o CRECI, porque para ele, não faz diferença nenhuma. Opinião dele.

      Mas analisando um pouco melhor, mesmo assim, temos algumas poucas vantagens, como ter o direito de cobrar na justiça a comissão e poder anunciar em publico, Jornais, outdoors. hummm… acho que só… alguém se lembra de mais alguma coisa? acho que para quem trabalha com fazendas, são poucos benefícios mesmo.

      Na verdade eu acho que o CRECI e o COFECI, deveriam começar a tratar um pouco diferente um corretor da cidade em relação ao corretor do campo. Cada um tem sua peculiaridade, mesmo que pequena. Não digo por exemplo elaborar cartazes separados, mas cursos, palestras, propagandas, voltado para o corretor do meio rural.[/justify]

      JRuiz Admin
      Mestre
        Número de postagens: 1737

        Além do direito de cobrar comissão na justiça (que não vem com o CRECI e sim com nossa condição de profissional), acho que não existe vantagem alguma. Só corrigindo: o CRECI não faz nada para o corretor fora ou dentro da capital. Eu estou na capital (Salvador) e a única lembrança do CRECI é a cobrança da anuidade.

        Por outro lado, ruim com ele, pior sem ele: eu tenho sérias preocupações sobre o fim da profissão (corretor de imóveis). Cada vez mais vejo pessoas exercendo ilegalmente a profissão sem que nada lhes aconteça. Tão pior é a pseudo formação de profissionais. Na maioria dos estados, o número de “corretores” cresceu mais de 400% nos últimos 3 anos. Abrir mão do registro do CRECI (apesar da quase completa inutilidade) pode significar o fim da profissão. Sim porque logo vão concluir que não é preciso ser corretor regulamentado mesmo. Qualquer um vende, tanto faz.

        Nós, profissionais, sabemos que não é bem assim. O número de problemas causados por maus profissionais e picaretas em geral é enorme. Então a profissão é necessária. Acho que precisamos, sim, reformar o CRECI e o SINDIMÓVEIS. Eleições vêm aí.

        :cry:

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.