Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Papo de Corretor Tecnologia & Informática Beneficios do investimento em T.I.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • Lecocissoto
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      Olá amigos e leitores do forum imobliário.

      Tenho uma imobiliária na região da Grande S.P. e aqui o mercado é muito competitivo. Os grandes se posicionam como monopólio ,tendo falsas exclusividades e controle de determinadas regiões ou imóveis, e deixam o resto com os pequenos (como a minha imobiliária) onde a competição fica muito acirrada e vence quem tiver o melhor atendimento,cadastro,publicidade e credibilidade (a fórmula básica de qualquer empresa).

      Minha imobiliária não possui sistema nenhum (temos 4 computadores em rede) , o sistema é o do próprio windows (organizado por pastas, tudo bem ajeitado) e possui um site (que pretende melhorar em pouco tempo). A questão aqui é simples amigos:

      – O quão importante é um sistema Imobiliário (software) no mercado imobiliário hoje?

      – Desde que vocês implantaram algum sistema, houve algum tipo de melhora no percentual clientes recebidos X vendas realizadas?

      ****** Que fique claro aqui que não gostaria ver anúncios dos melhores programas e/ou pessoas de sites tentando vender, já fiz a escolha******

      Faço essas perguntase para vocês, amigos, pois estou pensando em investir na área de T.I. para minha imobiliária (coisa que nenhuma imobiliária da região fez) e gostaria de saber o retorno, os benefícios e malefícios deste investimento na opinião de quem já investiu e deve ter feito um balanço.

      Faço isso também porque não é uma decisão só minha, e meus sócios são pessoas muito arcaicas para enxergar os benefícios sem a opinião de pessoas experientes. :lol:

      Além de um bom site, acredito que devemos ter um bom programa e por isso conto com a opinião de vocês

      Espero que com as respostas, os corretores e empresários que tenham dúvidas ao investir em T.I. se sintam mais seguros.

      E vamos aos comentários :)

      JRuiz Admin
      Mestre
        Número de postagens: 1737

        Olá Lecocissoto,

        existem dois universos que você deve considerar e, de certa forma, o segundo depende do primeiro: divulgação na internet e sistema de imobiliária. São duas coisas diferentes…

        Por divulgação na internet não entenda somente o site puramente institucional: isso está completamente fora de moda (site institucional é aquele que traz informações sobre a sua empresa, alguns imóveis, o que fazem, e um email e/ou telefone de contato). Hoje em dia um site básico deve ter algum tipo de interatividade, ou seja, além de mostrar imóveis, agendar visitas, cadastrar requerimentos dos clientes, ter um canal de comunicação com o cliente, acessos individuais para seus colaboradores, etc. Este site só adquire algum tipo de importância se ao pesquisar as palavras chaves do seu negócio ele aparecer até a 5ª página dos mecanismos de buscas (sobretudo Google, Yahoo e MSN). Eu não chamo um site assim de “sistema imobiliário” por uma questão meramente conceitual. Acho que não tem a abrangência de um sistema (é um foco essencialmente em vendas).

        Um site bem estruturado, com os controles bem ajustados e visível na web (mecanismo de busca) vai trazer um volume de negócios que permitirá você pensar no segundo universo aqui mencionado: o sistema de imobiliária. Aqui você começa a pensar em TI (como mencionou – e chamou de “programa”).

        Enquanto um site de imobiliária custa cerca de R$ 2.000, com várias alternativas para você fazer até de graça, um sistema de imobiliária custa bem mais caro: aqui o “buraco é mais embaixo”. É claro que vão aparecer dezenas de empresas que dizem ter um sistema de imobiliária por R$ 500, mas isso, até onde eu sei, é furada.

        Um bom sistema de imobiliária é construído sob medida para as suas necessidades. E não adianta você deixar processos fora do sistema, pois se ele não tiver credibilidade não será usado pelos seus colaboradores e aí, por mais barato que tenha sido, ficará caro.

        Um outro detalhe importante é que um sistema de imobiliária tem que ser planejado de forma muito inteligente, inclusive levando em conta o crescimento do seu negócio. Uma plataforma proprietária ou fora dos padrões, por exemplo, pode gerar um sério transtorno futuramente (por exemplo um sistema em access).

        Dito isso, vamos às suas perguntas:

        O quão importante é um sistema Imobiliário (software) no mercado imobiliário hoje? Depende do tamanho da sua imobiliária. Provavelmente não tem importância nenhuma. O importante é ter um site na internet (com interatividade). Quando você tiver um giro muito grande deve começar a pensar em um sistema de imobiliária, com controle de fluxos, áreas financeira, de pessoal, contabilidade, etc. Até lá, é conveniente que você faça tudo manualmente, como é feito hoje. Essa experiência na web vai permitir que você avalie a melhor plataforma sem gastar muito para isso. Como o foco, essencialmente, é dizer para o mundo “Ei!! Nós estamos aqui!!”, acho que é mais prudente fazer o sistema compatível com as necessidades da WEB. Por exemplo, não adianta nada um super sistema em Cobol, que roda maravilhosamente bem offline, se ele não fornece dados para meu site ou não coloca meus imóveis no celular dos meus clientes ou se não consigo enviar um SMS para meus colaboradores, etc…

        Desde que vocês implantaram algum sistema, houve algum tipo de melhora no percentual clientes recebidos X vendas realizadas? O sistema de imobiliária (programa) não vai alterar seu “approach”, mas um site com interatividade sim. Você amplia a sua clientela, diversifica a maneira como penetra no mercado e, sobretudo, não fica “de fora”, pois hoje em dia “todo mundo” já tem um site assim. Algumas imobiliária chegam a captar até 60% dos clientes por esse meio. Ou seja, é claro que é um bom negócio. Por outro lado, acredito eu que o processo de vendas é facilitado quando você fornece mais informações para seus clientes, sobretudo imagens: isso significa fechamentos mais rápidos (porque quando o cliente chega na imobiliária o processo de decisão na cabeça dele já está em um estágio mais avançado).

        ****** Que fique claro aqui que não gostaria ver anúncios dos melhores programas e/ou pessoas de sites tentando vender, já fiz a escolha****** humm… talvez fosse interessante você compartilhar essas informações. Que mal fará? Existem dados muito relevantes por aí…

        O problema com os seus sócios é chamado “quebra de paradigmas”. É preciso entender que o que hoje é uma “zona de conforto” pode representar o fim da organização em função da própria dinâmica do mercado. A mobilidade é fundamental. Para aonde? Tudo indica que é para o lado da automatização de processos. Mas, ao invés de abordar essa questão pelo lado técnico, sugiro que você aborde pelo lado dos benefícios. Benefício para corretor de imóveis (seja dono de imobiliária ou não) é vendas. É cliente batendo na porta, dizendo que quer comprar ou vender um imóvel… o site é o melhor caminho para obter isso quase que automaticamente..

        PS.: de qualquer forma você terá que investir em uma mudança de cultura. É um processo lento, penoso para alguns, mas acho que não existem outros caminhos…

        Abraços,

        JRuiz Admin
        Mestre
          Número de postagens: 1737

          Belos comentários e concordo plenamente com tudo o que você diz. P

          Quanto ao lance dos anúncios. Não que eu esteja fechando um espaço, mas já há um tópico onde varias empresas já se manifestaram. Não gostaria de fazer tópicos repetitivos com os mesmos produtos.

          Obrigado pelo comentário

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.