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mbello1
Mestre2 de julho de 2008 às 18:07Número de postagens: 1737Boa tarde, estou começando agora no ramo da corretagem, trabalhei uma semana em um escritório imobiliário, mas la nao me passavam muita coisa por mais que eu perguntasse, tive que sair de la para ajudar meu pai no escritorio dele, sendo que assim que eu estiver com o N° do CRECI nas mãos (falta pouco ) vou comecar trabalhando aqui no escritorio do meu pai, sozinho literalmente do zero, estou estudando bastante para adquirir o máximo de conhecimentos pertinentes a respeito de legislações e livros que auxiliam as vendas e ensinam técnicas (sei algumas que peguei nessa minha uma semana de experiencia, fiz uma captação e coloquei uma visita agendada na mesa do gerente de vendas para fechar negócio que não se concretizou ). Mas agora eu peço ajuda a vocês mais experientes sobre como proceder quando o cliente quiser fechar uma venda e vier ao escritório, como funciona? o que fazer? Eu sei que existem contratos para serem assinados, promessas de compra e venda, mas a respeito de lavrar a escritura ? quantos dias deve ser o prazo? Se alguém puder me ajudar, com o máximo de informações possíveis agradeço muito, pois literalmente não sei como proceder numa negociação, estou ganhando experiencia teórica por artigos escritos mas ainda nao achei nada que se referisse a isso.Desde já agradeço
Mário Bello
Rio de Janeiro.
Olá Mário, conte conosco para ajudá-lo em todos os processos. Neste momento, você está em processo de formação. É imperativo que você comece o curso de TTI e, em apenas algumas semanas, obtenha sua carteira de estagiário. O estagiário é um profissional em formação e deve ser acompanhado por alguém já credenciado. Esse “alguém” certamente lhe dará todas as dicas sobre como proceder em todas as etapas da venda de um imóvel.
Se você já iniciou o curso de TTI e está com um cliente em mãos, procure um profissional para orientá-lo (o provável futuro supervisor do seu estágio).
Terminado o estágio, você já poderá obter sua carteira profissional.
Até lá, siga os procedimentos, o que fará muito bem para a sua carreira. Exercer a profissão sem estar credenciado junto ao CRECI configura crime (independente da sua boa fé), o que pode gerar uma enorme dor de cabeça para você, sem contar que fica muito mais difícil para você obter informações e garantir direitos básicos da profissão, como a comissão de vendas.
Boa sorte e seja bem vindo à carreira.
Então Ruiz, eu já terminei o TTI e esse periodo que eu passei no escritorio imobiliario citado foi como experiencia de estágio (sendo que eu percebi que estava sendo usado como um zangão mesmo), eu ja dei entrada no CRECI e ja paguei tudo, so nao peguei a carteira pq ainda nao esta pronto meu certificado de reservista, só vou começar exercer a profissão quando estiver devidamente credenciado junto ao CRECI, sei que falta pouco pois ja esta no prazo para eu pegar meu certificado, estou estudando bastante para poder desempenhar bem o papel de corretor, mas ainda nao sei como proceder caso um cliente queira de fato fechar a venda entende ? Acho que não me expressei como deveria no tópico, por isso estou pedindo a ajuda so para eu antecipar os estudos sobre o caso, para quando acontecer eu ter idéia de como são os trâmites. Mário, em linhas gerais, os passos estão abaixo. Mas leve em conta que existem várias peculiaridades tanto do negócio (por extensão imóvel, comprador e vendedor), quanto do local (formas de pagamento, pagamento do ITBI, custos de cartório, registro da escritura, etc.). O exemplo abaixo é para um imóvel usado, sem pendências: 1. proposta do cliente comprador com aceite do cliente vendedor (muitas vezes é verbal);
2. matrícula atualizada do imóvel (cartório de registro de imóveis – um bom corretor já tem isso em mãos);
3. reunião para contrato de promessa de compra e venda e pagamento do sinal (normalmente 20% do valor): aqui é cobrada a comissão;
4. Pagamento do ITBI (se for você mesmo, pegue o dinheiro com o comprador e apresente todos os recibos);
5. Leva a papelada para o cartório e marca o dia da reunião para a escritura pública;
5. Reunião no cartório de notas para lavrar a escritura e pagar o restante (cheque administrativo, depósito em conta corrente, notas promissórias – cuidado);
6. Pega a escritura e leva para registro no cartório de imóveis;
7. Entrega a escritura para o comprador.
:arrow: Esses passos devem ser feitos por corretor de imóveis credenciado e mesmo assim tem que estar bem preparado. Existem vários fatores de risco, inerentes a cada negócio, e o profissional envolvido é criminalmente responsável por danos que vier a causar (mesmo por desconhecimento).Para quem vai iniciar a carreira: tenha em mente que curso de TTI não ensina nada (absolutamente nada). Cole em um profissional experiente, divida a comissão, faça um trabalho sério e durma tranqüilo.
Abraços
Muito obrigado pelos esclarecimentos, tenho conhecimentos de pessoas que atuam na área, e vou recorrer a elas para me ajudarem, inclusive já salvei suas palavras e vou imprimir para depois aprofundar nos assuntos, agradeço muito mesmo pela sua colaboração tendo em vista que é difícil encontrar pessoas realmente dispostas a ajudar. Muito obrigado.
Abraços.
Prezado Ruiz, Aproveito a oportunidade para pedir orientações sobre o percentual de honorários do corretor praticado no mercado atual, em especial na região do creci-ba, na venda de imóveis usados.
Desde já o meu muito obrigado!
Jorge Modesto
ruiz wrote:Mário, em linhas gerais, os passos estão abaixo. Mas leve em conta que existem várias peculiaridades tanto do negócio (por extensão imóvel, comprador e vendedor), quanto do local (formas de pagamento, pagamento do ITBI, custos de cartório, registro da escritura, etc.). O exemplo abaixo é para um imóvel usado, sem pendências:
1. proposta do cliente comprador com aceite do cliente vendedor (muitas vezes é verbal);
2. matrícula atualizada do imóvel (cartório de registro de imóveis – um bom corretor já tem isso em mãos);
3. reunião para contrato de promessa de compra e venda e pagamento do sinal (normalmente 20% do valor): aqui é cobrada a comissão;
4. Pagamento do ITBI (se for você mesmo, pegue o dinheiro com o comprador e apresente todos os recibos);
5. Leva a papelada para o cartório e marca o dia da reunião para a escritura pública;
5. Reunião no cartório de notas para lavrar a escritura e pagar o restante (cheque administrativo, depósito em conta corrente, notas promissórias – cuidado);
6. Pega a escritura e leva para registro no cartório de imóveis;
7. Entrega a escritura para o comprador.
:arrow: Esses passos devem ser feitos por corretor de imóveis credenciado e mesmo assim tem que estar bem preparado. Existem vários fatores de risco, inerentes a cada negócio, e o profissional envolvido é criminalmente responsável por danos que vier a causar (mesmo por desconhecimento).Para quem vai iniciar a carreira: tenha em mente que curso de TTI não ensina nada (absolutamente nada). Cole em um profissional experiente, divida a comissão, faça um trabalho sério e durma tranqüilo.
Abraços
O percentual de comissão pode ser livremente combinado entre as partes. O valor mínimo, estabelecido na tabela do CRECI é de 6%, mas ninguém pratica isso. O usual, para imóveis urbanos é de 5%. Não faltarão clientes oferecendo 4 ou até mesmo 3%: aí vai de cada um. Eu não aceito. Não trabalho por menos do que 5% (e muitas vezes perco captações por isso). Por outro lado, imóvel no litoral norte (a partir de Lauro de Freitas) eu cobro no mínimo 6%, em alguns casos exijo 10% (porque é longe, tem que pagar pedágio, etc). Imóveis na Ilha eu não faço por menos de 10%. Mas isso depende de alguns fatores. Tem imóvel que está com uma ótima condição, você sente que vai vender logo e tem concorrente na “área”: às vezes tem que fazer alguma concessão. Muito comum na Bahia, também, os clientes terem perdido a noção de preços (de certa forma, isso acontece no Brasil inteiro): o cara ouve falar de boom imobiliário e acha que isso se aplica ao imóvel dele, que vale R$ 200 mil, mas ele quer que você anuncie e venda por R$ 350 mil. Nesses casos, se eu não conseguir convencê-lo da realidade, não o menor interesse em abaixar minha comissão (muito pelo contrário, se possível aumento). Infelizmente, como a regulamentação é muito ruim, você terá que avaliar caso a caso.
Prezado Ruiz, Muitíssimo obrigado pela importante informação!
:wink: Jorge Modesto
Corretor de imóveis
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ruiz wrote:O percentual de comissão pode ser livremente combinado entre as partes. O valor mínimo, estabelecido na tabela do CRECI é de 6%, mas ninguém pratica isso. O usual, para imóveis urbanos é de 5%. Não faltarão clientes oferecendo 4 ou até mesmo 3%: aí vai de cada um. Eu não aceito. Não trabalho por menos do que 5% (e muitas vezes perco captações por isso). Por outro lado, imóvel no litoral norte (a partir de Lauro de Freitas) eu cobro no mínimo 6%, em alguns casos exijo 10% (porque é longe, tem que pagar pedágio, etc). Imóveis na Ilha eu não faço por menos de 10%.
Mas isso depende de alguns fatores. Tem imóvel que está com uma ótima condição, você sente que vai vender logo e tem concorrente na “área”: às vezes tem que fazer alguma concessão. Muito comum na Bahia, também, os clientes terem perdido a noção de preços (de certa forma, isso acontece no Brasil inteiro): o cara ouve falar de boom imobiliário e acha que isso se aplica ao imóvel dele, que vale R$ 200 mil, mas ele quer que você anuncie e venda por R$ 350 mil. Nesses casos, se eu não conseguir convencê-lo da realidade, não faço questão de não abaixar minha comissão (muito pelo contrário, se possível aumento). Infelizmente, como a regulamentação é muito ruim, você terá que avaliar caso a caso.
Olá amigos, tudo bem? Aqui vão algumas dicas que ajudam o corretor de imóveis a vender e a fechar vendas:
* Um bom vendedor vende primeiro seus atributos pessoais, tais como, apresentação, ética,entre outos.
* Tem que gostar de vender, transmita felicidade e venda com alegria;
* Conheça bem seu produto ou serviço para poder esclarecer qualquer dúvida que surgir;
* Passe confiança em seus atos e em suas palavras;
* Nunca se queixe ou fale sobre crise, tenha soluções a oferecer.
* Use sua criatividade, pense e invente diferenciais em seu serviço;
* Tenha altas perspectivas e vizualise o fechamento final da venda;
* É preciso ter boas noções em direito imobiliário e o seu mercado regional;
* Focalize seu cliente e suas necessidades, mostre empatia;
* Tenha sempre pensamentos positivos e seja otimista;
* Nunca se abale com possiveis “NÂO” que vier a receber;
* Seja responsável, pontual, eficiente e persistente com sua marca;
* Esteja sempre motivado e envista em seu marketing pessoal.
* Dê ênfase para o pós-venda, é a porta para novos e rentáveis negócios.
É isso, tomara que possa ajudar a vocês.
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