Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Regras Gerais › Sugestões › Acredito sim, vale a pena sugerir, e você?
-
AutorPosts
-
jruiz
Mestre26 de fevereiro de 2009 às 21:12Número de postagens: 1737Prezado Saulo Bezerra, Achei muito interessante o seu ponto de vista e concordo com a maior parte do que você colocou aqui, embora talvez demonstre abaixo um ponto de vista diferente (o resultado é o mesmo, mas as causas talvez sejam outras). Vamos lá:
O Fórum existe há 4 anos e só tem 1000 usuários: isso é um problema, de fato. Parece que as questões apresentadas neste espaço não dizem respeito aos milhares de corretores de imóveis espalhados por todo o Brasil. Como tanto eu quanto você somos corretores e sabemos que existe muita coisa aqui interessante para a categoria, sem contar que o que não existe pode ser colocado a qualquer momento por qualquer usuário, por que cargas d’água o fórum não decola?
A resposta é que a imensa maioria dos corretores de imóveis não está nem aí. Porque você acha que nós temos o sindicato que temos, um conselho totalmente ineficiente e a profissão mais esculachada do país? A culpa é dos outros? Não, nós somos assim. O corretor de imóveis é uma “peça rara”, que não está nem aí para nada (veja bem, estou falando em termos gerais: é claro que existem vários colegas que são engajados).
Outro problema é o formato do Fórum, que exige uma capacidade de comunicação escrita muito acima da capacidade média do seu público alvo. Tem muito colega por aí que tem dificuldade para escrever uma idéia. O Fórum pressupõe idéia, réplica, tréplica, e por aí vai… dá muito trabalho… Um exemplo dessa condição é o Orkut, sabidamente o ambiente mais simples que existe na Internet: basta um único clique para o cidadão participar de uma comunidade. Por conta disso, existem comunidades (para corretores de imóveis) que têm até 10.000 usuários. Mas quando surge uma questão mais séria, que exige um pouco mais de profundidade, somente 4, 5 pessoas participam. Os tópicos que mais “bombam” no Orkut são do tipo “o que você faria com a pessoa acima”: esses recebem centenas de respostas.
O Fórum é muito bem posicionado nos mecanismos de buscas. Seu rank varia de 3 a 4, o que é alto para o setor. Recebe milhares de visitas por mês, mas a imensa maioria vem buscar coisas no Fórum. Entra, “pega” o que precisa e vai embora. Não participa. Existe um número incrivelmente alto de downloads na biblioteca. Como esses “downloads” eram livres (até ontem qualquer um podia entrar e pegar o que quiser) esse conteúdo não gerava novos usuários. Mesmo colegas que solicitam ajuda aqui no fórum (e recebem) não voltam para compartilhar o resultado (mesmo quando a gente pede). O envio de emails em massa é caro e complicado. Para enviar 10 mil emails, por exemplo, é preciso contratar um servidor à parte (custa cerca de R$ 200) e mesmo assim você consegue entregar no máximo cerca de 15% do total (a maior parte fica retida nos filtros de spam).
Por outro lado, o Fórum não recebe nenhum apoio do Sindimóveis ou do CRECI. Tá doido?? A turma que hoje ocupa essas entidades não quer nem ouvir falar de Fórum. O fórum é um perigo para eles: não tem controle, existe uma visão crítica em relação a essas entidades (10 em 10 corretores falam mal de Sindimóveis ou CRECI), as questões são colocadas por escrito, podem ser avaliadas, reavaliadas, criticadas e depois serão, evidentemente, cobradas. Será que tem algum presidente de Sindimóveis que quer isso?
Eu recebo de vez em quando uma propaganda de um tal “Programa Fórum”, que é privado, passa na TV, comandado por um dono de imobiliária em Salvador/BA (existem outros similares em todo o Brasil). Esse email é enviado pelo CRECI/BA, pago com o meu dinheiro. O dono do programa é amigo do presidente do CRECI. Então tem divulgação. Mas não tem crítica: só amenidades (e business). Então pode…
Mas o Fórum, não… Não recebe e provavelmente nunca vai receber ajuda dessas entidades. É a “voz do povo” e prá muita gente não interessa estimular esse tipo de iniciativa. O Fórum foi criado baseado na consciência profissional da categoria. Se essa consciência existisse e fosse forte, nós estaríamos em um nível muito mais alto, assim como essas entidades. Uma coisa está relacionada com a outra. A título de exemplo, nós temos um dos congressos mais corruptos do mundo. Se chegar lá em Brasília, num dia em que tenha deputado e senador trabalhando (que não são muitos) e gritar “pega ladrão”, meu irmão, é uma correria medonha… Imagine um fórum que permitisse uma discussão estruturada sobre o trabalho desses senhores… seria uma maravilha… mas a consciência do povo brasileiro não permite esse tipo de iniciativa… é quase como “pregar no deserto”… e tudo continua como sempre foi… nós estamos mais ou menos no mesmo barco…
“Uma Andorinha só não faz verão” … a “União faz a força” acredito que, cada um fazendo a sua parte, poderemos ter, sim com certeza, cada vez mais esse espaço sendo fortalecido e trazendo muito mais benefícios a todos. COM CERTEZA. Não precisa nem pensar em termos desse espaço. Pode estender em termos de “qualidade de vida”. Se corretor de imóveis fosse uma classe unida, nossa profissão estaria em um patamar muito mais elevado. Se… Mas, lamento dizer isso, corretor de imóveis é uma das classes mais desunidas que eu conheço, razão pela qual sofre mais do que os outros.
Bom, mas e daí? O que fazer? Está tudo perdido?
Não. Existem dois aspectos a serem analisados: o primeiro é que, qualquer que seja o número, é positivo que as pessoas venham até o fórum e peguem informações de qualidade, mesmo que não contribuam, mesmo que não participem de maneira alguma. É uma gota no oceano, mas não deixa de ser positivo.
O segundo aspecto é que o fórum vai abandonar um pouco essa necessidade de consciência profissional, sobretudo de corretor de imóveis. Começamos uma reforma a cerca de uma semana atrás e vamos migrar parte do conteúdo para o portal (a página inicial do domínio).
A idéia é criar mecanismos de participação “mais populares” e que ofereçam resultados práticos para a comunidade. De cara, nós fechamos a porta da “biblioteca” para os visitantes. Hoje, quem quiser baixar um documento aqui do Fórum vai ter que se registrar e se logar no sistema (é uma maneira de “forçar” a participação das pessoas – torço um pouco o nariz para esses métodos, mas não tem jeito).
Também vamos criar e divulgar o diretório, que é uma coisa que todo corretor de imóveis gosta. O novo diretório tem um formato muito mais atraente e flexível, pode colocar imagens, links, vídeo, etc., e tem uma visibilidade alta na web. Com o diretório, estamos também tentando diversificar o público e atrair outros segmentos do mercado (definitivamente não dá para viver só de corretor de imóveis).
Nós vamos abrir completamente a área de publicidade do Fórum. Quem quiser (e for usuário, claro) vai poder colocar gratuitamente um banner no site, em vários locais (são mais de 100 posições). Vai chegar uma hora que essas posições vão se esgotar e aí nós vamos exigir uma contra-partida para quem quiser anunciar nestes espaços. Existem vários critérios, todos são transparentes e estão relacionados com a participação na comunidade.
Além disso, o conteúdo no portal (página inicial) tem uma penetração muito mais forte do que o fórum (phpBB), por razões técnicas. Isso pode elevar nosso rank para pelo menos 5 pontos.
Com todas essas ações esperamos mais participação, mais tráfego e conseqüentemente mais receita. Com esta receita talvez possamos empreender novas ações de marketing (até uma mala direta periódica), essas novas ações geram mais tráfego, mais receita, e por aí vai…
Ou seja, vamos perder um pouco (talvez muito) dessa “consciência profissional”, nos tornar mais comerciais para atingir um público maior. Não adianta falar de eleições para o CRECI: o corretor de imóveis não está nem aí prá isso, o pessoal do CRECI fica chateado e no final das contas a gente não ganha nada com essa “postura”. Vamos falar de negócios. Isso é música para todos os ouvidos e provavelmente conseguiremos resultados melhores.
Valeu?
Caro Ruiz De ponto em ponto de vista, é que se consegue elevar os níveis de aprendizado e conhecimento. Ao ler os seus comentários e posicionamentos Ruiz, aí, acredito ainda mais que para o Fórum, essa nova estratégia de abertura venha a ser mais uma alternativa.
Pela forma como você expõe os já conhecidos assuntos, imagino que nestes quatro anos na busca de obtenção de um maior espaço e destaque, o Fórum já deve ter experimentado e passado por varias evoluções.
Com certeza, como você mesmo colocou, pode ser que as alterações venham a trazer uma perda, na verdade, pelo demais exposto e com toda a sua experiência nesse período, não creio em uma perda grande (significativa), até por que, vejo na idéia de abrir e tornar o Fórum um portal, digamos mais comercial, em nada vai prejudicá-lo e sim torná-lo ainda mais atraente e com isso, transferir benefícios ainda maiores aos seus cadastrados.
(mensagem enviada por Marcos Silva): Olá Ruiz, boa noite, vejo o que você vem tentando fazer, mas sinceramente penso em o que podemos fazer para que este fórum seja mais atrativo, haja mais debates de nossa classe, para que possamos estar mais orientados e reivindircarmos melhorias para a nossa classe. Eu penso que isso poderia ser mais interessante mas deveríamos discutir isto com mais profundidade.
ABRAÇOS
MARCOS SILVA
Prezado Marcos,
antes de mais nada, preciso dizer duas coisas:
1. fico feliz em, de vez em quando, encontrar pessoas como você. Se 30% dos corretores de imóveis no Brasil fossem assim, nós estaríamos em uma situação bem melhor;
2. você já ouviu a história do vendedor “antigo” e do vendedor “novo”? Conta que um vendedor novo chegou em uma empresa cheio de gás. O gerente o colocou para visitar clientes junto com um vendedor mais antigo. Várias iniciativas do vendedor novo foram “podadas” pelo vendedor antigo, que dizia assim: ih… esse cliente eu já visitei, não compra nada… pura perda de tempo… ih… isso não vai dar certo… ih… eu já tentei e não consegui, você também não conseguirá… E assim a capacidade produtiva do vendedor novo acabou sendo limitada à do vendedor antigo. Essa história é contada nos treinamentos de venda para dizer que muitas vezes o cara chega cheio de energia, e poderia fazer alguma diferença, porque acredita em tudo, não enxerga dificuldade nem “cliente perdido”, e essa energia acaba sendo abafada se ele der ouvidos a “certos conselhos” de pessoas “mais experientes”, que, na verdade, vão lhe “vender” histórias de fracasso. Temo estar fazendo o papel de “vendedor antigo” nesta questão – fique atento a isso.
Respondendo sua pergunta, há anos tento mobilizar a categoria (nem que seja um “pedacinho” à minha volta). Já criei duas redes imobiliárias (uma delas a maior do Brasil), criei esse fórum, “conversei” com milhares de colegas, já demonstrei as mazelas da nossa profissão, indiquei caminhos, etc. e… simplesmente não deu em nada.
Eu não sei porque “cargas d’água” o corretor de imóveis tem um viés meio marginal (como se fosse descolado da sociedade). É preciso fazer uma análise histórica e social para entender isso, o que está além da minha capacidade, mas o fato é que “os caras” vivem na penumbra, como se tivessem fazendo algo errado ou recebendo favores.
Discurso a favor da moralização não cola. Todo o conteúdo que “levanta o tapete” e mostra a sujeira não faz sucesso entre esse público. É incrível. Por exemplo, praticamente 100% dos corretores de imóveis acha o sindimóveis inútil, entre outras acusações. Mas também praticamente 100% não faz nada em relação a isso. Prá não dizer que não faz nada, a maioria deixa de pagar a anuidade do sindicato, só isso (e acaba ficando na mão das atuais diretorias).
É um fenômeno interessante e intrigante.
Por essa razão, há cerca de 1 mês atrás (isso, recentemente), comecei um processo de mercantilização do Fórum. Estou migrando conteúdo para o portal (que tem maior visibilidade na rede), e trabalhando questões mais comerciais, que é a linguagem que a maioria dos colegas se interessa. Um ambiente mais comercial pode ser a “liga” para que as pessoas se sintam como parte de uma comunidade…
De qualquer forma, eu sempre estarei aberto às questões relacionadas à categoria. Sempre haverá espaço para isso aqui no Fórum. Podemos aproveitar esse espaço para discutir alternativas (sugestões)… Como pode ver (acima), existem outros colegas que também estão interessados numa discussão mais profunda sobre a nossa classe. (PS.: desculpe Saulo, mas em uma transferência de conteúdo acabei perdendo a sua mensagem original).
Nesse sentido, coloco esse espaço à disposição de vocês: sintam-se sócios. O que vocês gostariam de fazer? Que direcionamento querem dar? Coloca aí na mesa, vamos discutir democraticamente.
Até mais…
:roll: Tudo que se faz com o intuito de melhorias, já vale a pena, você vai ouvir sugestões, críticas,uns falarão mal, outros bem, outros nada falarão e por aí vai. Só conhece a VITÓRIA quem tentou alcançá-la, o FRACASSO é apenas uma palavra a mais em nosso dicionário, não quer dizer que você foi derrotado, mas certamente foi adquirido mais experiência para trilhar o SUCESSO. Um Grande Abraço
Marcos Silva
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.