Mercado Imobiliário – JRuiz Fórum Papo de Corretor Intermediação Imobiliária A preocupante explosão no mercado dos cursos de TTI

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • oa36
    Mestre
      Número de postagens: 1737

      Olá amigos !

      O que se tem notado hoje é realmente preocupante, muita gente tentando ingressar na carreira sem ter o mínimo de noção. Ou seja, uma aventura. Interessante seria expor tambem, não somente o interesse generalizado de pessoas que nunca tiveram a mínima experiência na àrea, o que não se pode condenar pois, as oportunidades são para todos mas, o que me leva a acreditar acerca dessa “explosão”, é tambem a oferta de cursos em TTI que é exposta hoje para o setor como se fosse um produto qualquer numa barraquinha de camelô da R. Vinte e Cinco de Março.

      É preciso ter muito cuidado, em consideração aos cursos de TTI, tem muita “INSTITUIÇÃO DE ENSINO” que considero despreparada a oferecer esse tipo de curso, é um filão por eles a ser explorado pois, os cursos não são baratos, o que caracteriza uma forma de “rede” que muitas vezes coloca no mercado pessoas que pagaram caro pelo curso e sem se dar conta acham que fizeram um bom negócio e já estão preparados.

      A realidade é outra !

      Na verdade, apenas o curso de TTI habilita a pessoa interessada mas, na realidade a coisa é bem diferente, é preciso ter determinção e se atualizar sempre sobre os negócios imobiliários.

      Um grande abraço a todos !

      Omar Assef

      assef.omar@gmail.com

      JRuiz Admin
      Mestre
        Número de postagens: 1737

        Concordo plenamente, meu caro colega, vemos pessoas sem nenhum preparo exercer a profissão, só pelo fato de terem passado algunas horas falando sobre imóveis em uma sala de aula. Nada contra isto, o problema é que essas pessoas entram na profissão achando que vão ganhar dinheiro facil e sem nenhum esforço.

        Um exemplo disto é quando eles dizem: Que um corretor pode fazer uma venda e ficar meses sem precisar trabalhar. ENGANO!!!!!!!, um corretor de verdade está atuando nos melhores e piores momentos do mercado, pois, a nossa responsabilidade é com o cliente e não com as comissões, a comissão é consequencia de um trabalho bem feito e não o objetivo.

        Esta diferença muitos não entedem, só com o tempo e experiência eles irão entender a diferença de estar corretor e SER UM CORRETOR DE IMÓVEIS.

        UM ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS.

        VICTOR NUNES.

        JRuiz Admin
        Mestre
          Número de postagens: 1737

          Olá amigos bom dia, sem querer ser polêmico, mas já sendo, de cara: vocês não acham que existem muitos problemas mas sérios para serem resolvidos do que o referido neste tópico, tantas outras coisas para nos preocuparmos e vocês falando em preocupações com cursos TTI, vamos parar de usar sapato alto, sinceramente eu gostaria de poder conhecer um corretor que tivesse frequentado salas de aula, sinceramente como gostaria. Aqui no RJ como em todo o Brasil afora nos inscrevemos e compramos as apostilas (compramos as apostilas sim), na hora da prova o fiscal sai da sala, vocês acham que existe seriedade em nossa instituição. Poderia até haver, mas este é um problema cultural da raça brasileira. Quem faz a seriedade não é um conselho, não é um sindicato, não é um curso, não é um nº de creci, muito menos uma carteira. Quem faz a seriedade somos nós mesmos. Prá ser mais firme no que escrevo e falo, este curso de TTI não serve pra nada (é pura fachada). Hoje existem ferramentas muito mais sérias, mais práticas, eficientes e interessantes interessantes para quem deseja ingressar neste promissor mercado imobiliário e uma prova disto é este Fórum. (mais tarde vou continuar escrevendo e edito)…

          abraços

          JRuiz Admin
          Mestre
            Número de postagens: 1737

            [justify]Acho que o Marcos Silva tem razão em parte. Consciência é tudo e em qualquer esfera da sociedade quando ela existe tudo fica mais fácil. Tudo. Tivéssemos consciência, o planeta seria melhor. Mas no detalhe existem coisas que impedem ou dificultam o desenvolvimento dessa consciência. É o caso do voto obrigatório, do não fortalecimento dos partidos políticos, do não investimento em educação e tantas outras manobras para imperrar a plenitude desta consciência… e aí fica uma sensação de que sabemos que as coisas estão erradas, mas não conseguimos mudá-las…

            O Congresso Nacional é o exemplo mais típico deste problema… Em tese é tão fácil ter bons políticos…. basta votar direito e depois fiscalizar, claro… Mas o despolitizado povo brasileiro vota mal e escolhe os caras que fazem de tudo para mantê-lo (o povo) como está (votando mal)… é como correr atrás do próprio rabo: a ignorância gera maus políticos que tentam perpetuar a ignorância, que gera maus políticos e assim vai… quem veio primeiro?

            Considero o caso do TTI uma coisa semelhante e, tal qual, premeditada. Nos anos de 2007/2008 os CRECIS homologaram centenas de cursos fajutos, muitos deles administrados por líderes ligados ao Conselho, que despejaram milhares de pseudo profissionais no mercado. Gente sem nenhum preparo, agarrando a profissão por oportunismo de uma “boca” em um plantão qualquer. Alguns certamente analfabetos funcionais, sem nenhuma noção de mercado imobiliário e que foram atender a forte demanda do boom imobiliário brasileiro.

            Neste contexto, como é que o corretor de carreira vai discutir os 0,8% de comissão? Qual o peso da afirmação “por essa quantia eu não trabalho” em um contexto de gente sobrando para ocupar seu lugar? Como você vai convencer um proprietário a assinar contrato de intermediação imobiliária com exclusividade se existe um batalhão de pessoas que faz serviço “semelhante” sem contrato algum?

            Isso por um lado. Por outro, não que antes fosse uma maravilha, longe disso, mas convença hoje um desses novatos a participar de uma plenária no CRECI… Considere que hoje esse “neo corretor” corresponde a cerca de 2/3 da categoria (e que o 1/3 restante já não era exemplo de consciência), será que é possível qualquer tipo de mobilização?

            E os demais pleitos da categoria? Como exigir alguma coisa, no âmbito da justiça e da política, para um grupo de pessoas que se auto-denomina “profissionais do setor imobiliário” mas que para conseguir isso apenas desembolsou R$ 500…! Não assistiu nenhuma aula, não passou por nenhuma prova, não se destacou de nenhuma maneira… Como é que um juiz ou legislador vai levar a sério um pleito oriundo de uma massa disforme como a que se tornou a categoria de corretor de imóveis?

            Esse é o legado das atuais lideranças. Esse ano vai ter eleições e desconfio que não vai mudar muita coisa (elas estão intimamente entrelaçadas). É a história do “ovo e da galinha”, como o caso do Congresso, citado acima. Mas, de qualquer forma, são esses pontos que podem ajudar a identificar uma boa plataforma. Quem são os candidatos? O que eles pretendem fazer? Moralizar o TTI, recriar o exame de proficiência e inibir o exercício ilegal da profissão (especialmente por “estagiários” – que é até onde o CRECI pode alcançar) são bons pontos para mim.

            Quem levantar o dedo para dizer “ei, eu tirei meu CRECI recentemente e sou um bom profissional” choveu no molhado. Claro que existem bons profissionais (assim como existem maus profissionais com 10 anos de carreira). Eu estou colocando a questão sob a perspectiva da “massa”. Individualmente os talentos estão por aí, com certeza.

            Também acho equivocado dizer que nas outras profissões ocorre a mesma coisa. Nenhuma. Rigorosamente, não existe nenhuma outra categoria tão esculachada quanto a de corretor de imóveis (eu sei que isso dói no seu ouvido, mas a verdade tem que ser dita). Todas as profissões têm pré-requisitos mínimos, sendo que na maioria delas você tem que frequentar um curso superior. O caso dos advogados, no meu entendimento, é o mais bem sucedido em nossa sociedade. O cidadão pode comprar o diploma que for, pagar quanto quiser, mas depois tem que passar pela OAB para ser chamado de advogado. É uma coisa séria.

            E seriedade, parece que é o que nos falta…[/justify]

            JRuiz Admin
            Mestre
              Número de postagens: 1737

              Se existe problemas mais sérios para serem discutidos então qual será ???? Claro que não importa ter um creci o que importa é o carater isso em qualquer profissão é essêncial. Mas um dito profissional dizer que é a cultura nacional que nos influencia, sinceramente este profissional não tem uma opnião definida e nem sabe se quer por que está atuando.

              Me preocupa em saber que estmaos condenados a repetir o errro de nossos antepassados pelo simples comodismo, se ta assim é para ser assim e pronto.

              Ele mesmo entra em contradição com as proprias palavras, diz que é preciso ter carater, Depois fala que comprou as apostials e nunca frequentou a sala de aula. Fala isto como se fosse um merito.

              De todos os profissionais que existem o pior é aquele que não pensa em mudar, não pensa em melhorar, não pensa em progredir e desenvolver se a nossa profissão está tão defasada como está é por causa de profissionais como este que nada tem a acrescentar a profissão.

              JRuiz Admin
              Mestre
                Número de postagens: 1737

                Raramente eu faço isso, mas preciso fazer uma defesa aqui do colega Marcos Silva, sobretudo porque, na minha visão, estamos todos no mesmo barco.

                O colega Victor Nunes tem razão: a péssima formação do corretor de imóveis é um grave problema, talvez um dos maiores. Temos que discutir isso e apoiar lideranças que promovam uma melhoria neste quesito. Do jeito que está não dá…

                Mas acredito que o Marcos Silva apresentou um ponto de vista prático, com o qual eu tenho que concordar também. Aliás, normalmente é nessa linha que oriento pessoas que queiram entrar neste mercado, ou seja, o TTI não vale nada. É melhor fazer da maneira mais rápida, fácil e barata possível, “pular para dentro” e começar a aprender no dia a dia, se possível fazer um curso sério de gestão imobiliária paralelo ao exercício da função. E aí está inclusa também uma série de cursos à disposição dos profissionais, além de estar sempre muito atento aos mais experientes.

                Ou seja, é “pegar o bonde andando” mesmo. Não adianta perder muito tempo (pelo menos não com o TTI). É notório que um cidadão esforçado aprende muito mais no dia a dia do que na aula de Direito Imobiliário do TTI, que normalmente é dada (todo o curso) em 3 a 4 horas… tremenda enganação…

                Claro, eu preferia que houvesse um bom curso de formação, um procedimento sério para a maturação das informações necessárias ao exercício da profissão, gostaria que voltasse o exame de proficiência e mais ainda, que fosse aplicado periodicamente, mesmo para os profissionais já estabelecidos. Parece que todos aqui concordamos com isso.

                Só que isso parece um sonho: tá longe de acontecer. A coisa está tão bagunçada que talvez fosse necessário extinguir e depois recriar, sob novas regras, a profissão de corretor de imóveis. O caminho para isso acontecer é extremamente longo (e começa pelas eleições do CRECI que vão ocorrer este ano).

                Até lá temos todos que nos valer de cursos extras, porque depender de TTI não dá.

                JRuiz Admin
                Mestre
                  Número de postagens: 1737

                  Olá Pessoal

                  As vezes a temperatura sobe, os brios aquecem e com isso surge uma luz no fim do túnel, podem ter certeza.

                  Acho que o colega Ruiz bem colocou na defesa do Marcos e deve ter feito entender ao Victor onde esta o âmago da questão.

                  O foco do problema não está apenas e unicamente nos cursos e sim, nos responsaveis pelo implemento do modelo e a forma dessa implementação, bom como, os propósitos e a quem, ou para quem seriam destinados os benefícios.

                  Não quero acreditar que em todas as regiões do país as coisas se dão da mesma forma, claro, isso seria generalizar e a generalização, principalmente quando não se vive a realidade de cada área, acho uma bobagem enorme.

                  Podemos até chegar a dizer que imagina-se que as mazelas rodam o país, mas daí a afirmar e assinar embaixo, acho hipocrisia e destempero.

                  O foco do problema está na minha opinião, e aí, sou inteiramente solidário ao Ruiz, no assunto eleições, seja para um sindicato mais representativo, mas principalmente para os conselhos regionais, que por sua vez refletirá em um COFECI, mais eficiente e representativo.

                  O Fórum deixa claro que isso é possível e que dele participam pessoas que comungam com esse objetivo.

                  A organização da categoria, em cada região desse país, se não para essa eleição em todas a regiões, mais para as eleições futuras com certeza, elas virão com mais consistência e representatividade dos corretores de imóveis.

                  Cabe a estes colegas, seja em que região do país esteja fazer a sua parte.

                  Nós aqui em Recife estamos nos movimentando, começamos através idéias aqui mesmo do Fórum a sentir e ver que isso é possível e no inicio desse ano de 2009 foi dado o start.

                  Acredito que só com a iniciativa dos colegas que se sentem incomodados, que sentem que podem e devem se organizar melhor, e não são poucos, as coisas podem e vão tomar um rumo diferente, em busca de dias melhores.

                  O Fórum já citou em postagens anteriores e em outros tópicos a historia que diz que, uma única ANDORINHA não faz verão, e na verdade não faz mesmo, entretanto, acho e acredito que hoje não existe apenas uma e sim varias, entre essas está o Ruiz, o Marcos, o Victor, eu mesmo e muitos outros em busca de fazer e tomar parte dessa reviravolta para não dizer revolução para mudança de velhos hábitos e costumes viciosos que levam ao descrédito, toda uma categoria.

                  Chame pra si a responsabilidade, faça a sua parte e veremos que muitas coisas podem melhorar.

                  Um abraço a todos.

                  P.S . Aproveito o Post para informar aos colegas do estado de Pernambuco que tenham interesse de se engajar a nossa proposta entrar em contato pelo e-mail: contato@corretoresassociadospe.com.br

                  Um abraço a todos

                  JRuiz Admin
                  Mestre
                    Número de postagens: 1737

                    Colega, Vitor Nunes, antes de mais nada meu cordial bom dia, bom dia mesmo pra você, mas penso que isto aqui seja um fórum para ser debatido determinados assuntos inerentes a nossa categoria mas assuntos de importância realmente, penso que devamos ser mais práticos, caso o contrário não nos levará a lugar algum e eu não escrevo isso aqui para ficar perdendo o meu tempo, pelo contrário eu quero ganhar tempo e o tempo pra mim representa dinheiro. Apesar de tudo em nossa categoria, de todos os problemas com o Conselho, TTI, etc. eu me orgulho em ser “CORRETOR DE IMÓVEIS” eu levanto a minha bandeira pelo lado prático da coisa e com isso acabo levantando a bandeira de todos aqueles que querem vir comigo (que querem se sentir realmente corretor de imóveis), tem que ser assim, nós vivemos de bons resultados, os maus resultados não garantem a nossa sobrevivência (é claro no campo da “Ética”, pois tudo ao que se relaciona fora deste campo eu também estarei fora), no fórum existem pessoas EXPERTISES que poderão nos guiar (no caso do Ruiz , do Saulo, talvez tenham outros mas ainda não descobri), vamos lançar as nossa idéias aqui, vamos debater e não nos agredir com palavras, vamos acrescentar, somar, ser mais um. Quanto a minha idéia a acrescentar tenho sim. De uma forma geral todos somos insatisfeitos com o Creci, Sindicato, etc, então porque não passamos a discutir na possibilidade de formarmos uma “liga independente dos corretores de imóveis”. Já venho pensando nisto há algum tempo, deixo aqui o meu pontapé inicial .

                    Um grande abraço a todos

                    JRuiz Admin
                    Mestre
                      Número de postagens: 1737

                      Só uma rápida intervenção: no meu entendimento, todas as questões referentes à atividade dos negócios imobiliários podem e devem ser debatidas no nosso Fórum. E falo “nosso” porque estou apenas há alguns anos na profissão (venho de outras áreas) e também apenas há algumas semanas no Fórum, e me sinto muito feliz em estar aqui. Os TTIs, os crecis da vida… a gente já sabe ou imagina como são… Mas aqui no Fórum tem gente muito séria, muito competente, muito profissional, de coração muito generoso, gente disposta a compartilhar seus conhecimentos conosco, iniciantes ou não, que buscam sempre melhorar e crescer. Não vamos nos deixar levar por vaidades, tentando impor às vezes mesquinhos posicionamentos pessoais, por vezes magoando colegas… Vamos abrir a cabeça e o coração pra receber, aprender, compartilhar e viver esse grande momento do mercado imobiliário e essa apaixonante atividade profissional! Abraços, boa sorte e ótimos negócios a todos!!!

                      JRuiz Admin
                      Mestre
                        Número de postagens: 1737

                        Vou fazer aqui, um comentário, que no meu ponto de vista, resume um pouco a problemática dos Cursos TTI. Vejam bem… Também tenho formação técnica em contabilidade. Fiz o curso presencial, por durante um ano e meio. O curso começava na segunda e terminava na sexta, ou seja, toda a semana por todo este tempo. mesmo assim, quando comecei a trabalhar na área, “QUANTA DIFICULDADE”!!! E olhem que era um curso presencial, com uma duração muito grande. Já o de corretagem, nunca vi, um curso sequer que seja presencial. Desconheço pelo menos algum curso existente neste formato. E como exigir do profissional recém formado uma qualidade, que de fato se é exigida? As oportunidades para se especializar, é sem dúvida, estagiando com algum profissional ou uma imobiliária.

                        Já os cursos oferecidos, devem apenas seguir os cronogramas exigidos pelo MEC, como tempo, conteúdo, etc. E estarem registardos nas Secretarias de Educação dos Estados, além de todas as formalidades inerentes aos trâmites necessários para o funcionamento fidedigno e oferecerem o curso corretamente nos moldes da Lei. Afinal de contas, “O Sol nasce para todos”… E é melhor um corretor formado, devidamente registrados que os “vampiros” que se passam por corretores. Este é o grande problema na nossa profissão

                        Abraços

                        JRuiz Admin
                        Mestre
                          Número de postagens: 1737

                          Caros amigos,

                          Eu me cadastrei neste “Forum Imobiliário” porque eu tenho de me adaptar ao que o mercado de trabalho me oferece no lugar onde me encontro. Eu sou de Minas Gerais, moro acerca de 9 meses em Sergipe e infelizmente o mercado de trabalho na minha área, que é administrativa, tem sido um caos. Devido a essa situação, venho estudando a possibilidade de fazer um curso de T.T.i, mas são tantas opiniões desfavoráveis quanto ao curso que fiquei mais perdida ainda. Eu quero fazer um curso não por fazer simplesmente, eu já possuo um curso superior e sempre levei muito a sério os meus estudos e também a minha profissão. Gostaria muito que todos os Senhores aqui me ajudassem no intuito de me esclarecer qual seria a melhor forma para eu me adentrar nesse mercado imobiliário e me tornar uma profissional. Sou totalmente leiga no quesito “Mercado Imobiliário”, mas acredito que tenho um potencial muito forte e desenvoltura para aprender. Eu tenho de me atualizar quanto a esse mercado, quero fazer cursos, estágios, o que for preciso, pois se no lugar onde estou o mercado só se resume em vendas, vendas, vendas e vendas, eu tenho que me profissionalizar e correr atrás disto onde moro, se não amigos, com a minha atual profissão, eu vou morrer de fome. Portanto, gostaria de que os Senhores me dessem uma luz de como devo agir para se tornar uma profissional nesse mercado. Gostaria de que todos propusessem soluções, orientações ao invés de debaterem que esses cursos não valem de nada, gostaria de que os Senhores que são pessoas mais experientes nesse mercado nos dessem então a idéia de como devemos nos preparar para sermos profissionais. Se os cursos não valem nada, qual seriam então outras possibilidades que poderíamos lançar mãos para sermos bons corretores? Agradeço a atenção de todos e quero enfatizar que sou uma iniciante nesse mercado imobiliário, ou seja, estou tentando engatinhar. Obrigada.

                          Lommez

                          JRuiz Admin
                          Mestre
                            Número de postagens: 1737

                            Cara Lommez

                            Na verdade muito se fala e se fala muito mau dos cursos de TTI, entretanto, ele é na verdade o unico caminho para que voce possa obter o seu registro definitivo no conselho de sua região.

                            Quando se fala mau dos cursos isso esta relacionado ao fato que em seu conteudo é na verdade é ministrado por profissionais muito mau pagos e seu conteudo embora pra lá de vasto e complexo é ministrado de forma muito superficial.

                            Contudo sem essa formação o profissional jamais irá obter seu registro e exercer a profissão de forma regularizada e dentro da lei.

                            Os conhecimentos nescessarios para exercer sua profissão deverá ser buscado por voce propria , nas areas de direito, engenharia civil, marketing e vendas, administrativa e por ai vai.

                            A busca de conhecimento esta diretamente relacionado ao seu esforço e capacidade de pesquisa, bem como, no seu dia a dia de trabalho com outros colegas mais experientes.

                            Aqui no Fórum voce vai encontrar diversos topicos muito interessantes que podem e vão com certeza te ajudar muito nessa sua nova opção de trabalho.

                            Um abraço

                            JRuiz Admin
                            Mestre
                              Número de postagens: 1737

                              Boa Noite.

                              Apenas para registrar, o governo do Estado de São Paulo e o Creci-SP, preocupados com a formação profissional dos Corretores de Imóveis, elaboraram o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, com duração de 18 meses. Este curso está sendo oferecido aos aprovados em um vestibulinho aplicado a cada semestre. O Centro Paula Souza, por meio da Etec de Praia Grande, formará a primeira turma no final do primeiro semestre de 2010.

                              JRuiz Admin
                              Mestre
                                Número de postagens: 1737

                                Caros amigos, desculpem a longa ausência. Lí atentamente algumas postagens sobre a questão da explosão dos cursos de TTI. Aqui em Pernambuco só o SINDIMÓVEIS promove o curso de TTI. Alguns cursos à distância de gestão em negócios imobiliários é oferecido, porém não conseguem grande adesão devido ao tempo de 2 anos, superir ao do TTI. A concorrência é salutar em qualquer atividade e o fato de não haver opção à formação do corretor de imóveis força o profissional a aprender na prática. E quem mora no interior, como é que fica? Será que no interior não tem mercado imobiliário? Caruaru, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Garanhuns, Arcoverde, etc.?

                              Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.