Mercado Imobiliário – JRuiz › Fórum › Papo de Corretor › Tecnologia & Informática › A Internet e Você – Parte II: Porque ter um site na Internet
-
AutorPosts
-
jruiz
Mestre4 de agosto de 2006 às 12:30Número de postagens: 1737Há muito a Internet é um importante meio para a realização de negócios. No setor imobiliário, agrada os que gostam (ou precisam) de informações rápidas sobre alternativas de compra, por exemplo.
A figura do cliente disponível por várias horas para obter informações de imóveis está ficando cada vez mais incomum.
Por diversas razões, cada vez mais as pessoas precisam otimizar o tempo, agilizar suas buscas, e se puderem obter dezenas de alternativas com um clique no computador, tanto melhor.
A Internet oferece exatamente essa agilidade.
As classes “A” e “B”, alvo de muitos empreendimentos, e normalmente motivo de alegria ao atravessarem a porta de qualquer imobiliária, usa a web de forma cada vez mais corriqueira.
É mais ou menos assim: nossa sociedade evolui para um sistema em que as pessoas tendem a produzir mais em menos tempo. Os bem sucedidos são os que melhor sabem fazer isso. A agilidade que têm para ganhar dinheiro é referência para a agilidade e presteza que esperam na hora de gasta-lo. Se você não atende essa expectativa, é melhor “colocar as barbas de molho”.
Esse já seria um bom motivo para você usar a rede como ferramenta de trabalho. Mas tem mais.
Sua Imobiliária aberta 24 horas por dia, 7 dias por semanaUm bom site na Internet cumpre uma série de funções normalmente exercidas no seu escritório: os clientes visitam, checam os preços, as características, deixam dicas sobre suas intenções, se relacionam com você e se forem bem atendidos guardam uma boa imagem da sua organização e voltam.
É claro que o calor humano presente no escritório real é insubstituível. Entretanto, por mais surpreendente que pareça, muita gente não quer saber de calor humano, quer informação rápida e de qualidade. Um site pode dar isso.
Além do mais, o site não fecha. Às 4 horas da madrugada, quando a maioria de nós aqui no Brasil está descansando, tem gente trabalhando e procurando negócios no Japão, por exemplo. Fim de semana? Ok. Domingos, feriados, seja lá que dia ou horário for, o site está sempre disponível para seus clientes.
Ajude seus clientes e reduza seus custosA informação de qualidade, inclusive com o uso de imagens, reduz em muito o custo para a venda de um imóvel.
Aquelas inúmeras visitas que fazemos e que muitas vezes não dão em nada porque o imóvel não era nada daquilo que o cliente procurava, e às vezes não quer nem entrar, diminuem muito, pois o processo de formação da decisão do cliente fica facilitado com imagens associadas à informação de qualidade: normalmente quando ele se propõe a visitar determinado imóvel, sua decisão já caminhou aí uns 40 a 50%. Isso significa que, por um lado, você gasta muito menos para vender um imóvel, por outro o cliente fica mais satisfeito porque conseguiu otimizar seu tempo.
A divulgação mais barata do mercadoO mercado na Internet é diferente do mercado real. As coisas são mais rápidas e mais acessíveis: naturalmente são mais baratas e, em muitos casos, gratuitas. Tem muita gente que não entendeu esse conceito e insiste em trazer para o mundo virtual os parâmetros da vida real, mas esses não suportam muito tempo a concorrência.
Você consegue fazer divulgação de venda a um custo quase zero. Claro, gasta com computador, energia elétrica, acesso à rede, etc., mas, como normalmente essa estrutura já está pronta, o gasto mesmo com anúncios é praticamente zero. E o melhor: são muito eficientes.
Vamos falar disso com detalhes mais tarde, mas saiba que os anúncios online já começam a superar os anúncios tradicionais. A receita de vários jornais na Europa, por exemplo, caiu muito exatamente em função disso. Pra que pagar se posso fazer de graça?
Então é só montar um site e coloca-lo na Internet e pronto? Não é bem assim. Existem os detalhes e um deles, muito importante, é alterar a forma como você trabalha: o site oferece agilidade, mas se um cliente te enviar um email solicitando informações adicionais sobre um imóvel e você levar uma semana para responder, provavelmente você está fora do negócio. A essa altura, o concorrente já respondeu e é capaz até de já estar fechando o negócio.
Ou seja, se vai entrar no mercado, prepare-se para assumir integralmente esse mundo virtual, aonde as coisas acontecem muito rapidamente, às vezes em tempo real. Prepare-se para deixar seu computador ligado o dia inteiro, duas ou três vezes por dia checar seus emails (há quem faça isso o tempo todo), manter as informações do seu site sempre atualizadas e por aí vai.
Dá trabalho, mas você tem dois estímulos fundamentais: vale a pena e tecnologia não tem volta – um dia você terá que utilizá-la. Melhor fazer logo.
Parabens. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.