› Fórum › Balcão de Negócios › Fique por dentro! › Casa própria será financiada na imobiliária › Responder a: Casa própria será financiada na imobiliária
Mas confesso, eu não vejo com bons olhos esse projeto da Caixa. Nem é novidade. Existem milhares de escritórios que representam o Itaú, o Bradesco, Santander, e vários outros bancos para fazer esse serviço. São chamados de despachantes. Aliás, a própria Caixa tem seus “despachantes”: não é incomum encontrar ex-funcionários da Caixa dentro das próprias agências, “facilitando” os trâmites.
Existe uma distância relativamente grande entre o primeiro dia em que o cidadão resolve comprar um imóvel financiado, e normalmente ele sonha alto, e o dia em que ele assina o contrato para comprar aquele imóvel (bem menor) que coube no financiamento dele. “Rola muita água” entre esses dois dias. São pendências na Receita Federal, no INSS, um calhamaço de documentos dele, da esposa, dos bens que ele possui, idas e vindas ao cartório, etc.
O que a Caixa está fazendo é transferir esse pepino para as imobiliárias. Ótimo negócio (para a caixa!).
O crédito imobiliário é um direito do comprador. Não existem, em princípio, vínculos entre o crédito imobiliário e o imóvel a ser adquirido. Crédito: ou você tem, ou não tem. Simples assim.
Além disso, seria profissional por parte do agente imobiliário vincular um imóvel, deixado aos seus cuidados para a venda, durante o processo de aprovação do financiamento? Como é que ficam os interesses do cliente vendedor? E se durante esse processo (que demora de 30 a 45 dias) aparecer um cliente querendo pagar à vista? Foi cobrado sinal do primeiro interessado? E se dissermos não para esse comprador e o financiamento do outro não for aprovado? Acho que há um conflito de interesses aí.
Na minha opinião, o cliente deve buscar uma imobiliária quando já estiver com a carta de crédito nas mãos (ou antes disso só para dar uma especulada). É bom que se diga também que, com a carta aprovada, o comprador é livre para comprar o imóvel que quiser, como se estivesse pagando à vista.
Acho que a discussão é válida. Gostaria de ouvir mais opiniões.