Parques Urbanos e Qualidade de Vida

By |fevereiro 2nd, 2011|Categorias: Cidades, Planejamento Urbano|Tags: , , |

Parques Urbanos e Qualidade de Vida A importância da implantação de espaços destinados ao lazer e da manutenção da qualidade ambiental nas cidades é cada vez maior, pois, em áreas urbanizadas, os problemas ambientais ganham maior amplitude. Dentro deste contexto, faz-se necessária a adoção de medidas que tenham como objetivo a diminuição dos efeitos negativos produzidos pela urbanização acelerada e desordenada. As áreas verdes destinadas ao lazer e contemplação, espaços preservados dentro do perímetro urbano, contribuem para o equilíbrio entre as relações da população com seu meio ambiente. Não há como pensar em um planeta sustentável sem iniciativas que estimulem

Diversidade brasileira

By |fevereiro 2nd, 2011|Categorias: Cidades, Planejamento Urbano|Tags: , , |

Diversidade brasileira O Brasil tem 5.564 municípios. Alguns possuem indicadores sociais de países ricos. Outros adotaram experiências dignas de ser reproduzidas. Muitos batem recordes mundiais e nacionais na agricultura e na indústria. Alguns são famosos por suas peculiaridades. Veja a seguir: Qualidade de vida: O maior índice de área verde: Com 0,8 árvore e 94 metros quadrados de matas por habitante, Goiânia é a cidade com a área urbana mais verde do país. A campeã mundial, Edmonton, no Canadá, tem só um pouco mais: 100 metros quadrados por habitante. O maior IDH Há dez anos São Caetano do Sul, no

São Paulo precisa de transporte público de qualidade

By |fevereiro 2nd, 2011|Categorias: Cidades, Planejamento Urbano|Tags: , , |

Em qualquer seminário nacional ou internacional sobre mobilidade urbana, o caso da cidade de São Paulo é tema praticamente obrigatório. Isso porque São Paulo é um caso emblemático de trânsito caótico dentre as principais e maiores cidades do mundo. Não que em outras metrópoles não haja engarrafamentos tão caóticos quanto os de São Paulo. A principal diferença, contudo, é que no caso de (algumas) outras metrópoles, os morados têm no transporte público uma alternativa ao trânsito (ou seja, pegar um engarrafamento é praticamente uma opção), ao passo que na capital paulista, com o precário transporte público, o trânsito é quase

Orçamento Participativo – O que é isso?

By |setembro 18th, 2010|Categorias: Cidades, Planejamento Urbano|Tags: , , , |

Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos de participação cidadã. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados".[1] Muitas prefeituras adotaram a participação popular, como é o caso de Saint-Denis (França), Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Barcelona (Espanha), Toronto

Viva São Paulo e os Paulistanos!

By |janeiro 26th, 2010|Categorias: Cidades, Planejamento Urbano|Tags: , , , |

(ou: falando o que tem que ser falado) Não procure pela imprensa tradicional porque você não vai encontrar a maioria das informações postadas aqui. Pesquise na WEB, visite os blogs, participe dos fóruns e se informe. São Paulo está um caos. Para quem não conhece de perto a cidade, a frase pode parecer “lugar comum”, afinal tem tanto caos em tantos outros lugares no país e no mundo. Mas o caso da capital paulista é “sui generis”: São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, riquíssima, a “locomotiva” do Brasil. São Paulo não é o Haiti. Bom, não era...

Salvador: a responsabilidade é de todos

By |agosto 27th, 2009|Categorias: Cidades, Sustentabilidade|Tags: , , , |

O 460º aniversário de Salvador passou quase despercebido. Realmente não há muito a comemorar. Em 60 anos de “laisse-faire”, a cidade acumulou índices assustadores de compactação demográfica e veicular, concentração de pobreza, insegurança e destruição do meio ambiente, que apontam para seu colapso em curto prazo. A cidade possui hoje (IBGE/2008) 9.000 habitantes por Km2, a maior densidade populacional do Brasil. Para piorar, a urbe se transformou, por falta de política metropolitana, em dormitório e provedor de necessidades de 3,76 milhões de moradores da Grande Salvador. Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias, juntas, faturam receita igual a de

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