Fórum Papo de Corretor Intermediação Imobiliária Métodos de Trabalho – Autônomos e Imobiliárias Responder a: Métodos de Trabalho – Autônomos e Imobiliárias

JRuiz Admin
Mestre
    Número de postagens: 1735

Para emitir Nota Fiscal, basta dirigir-se até a Prefeitura e solicitar o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a autorização para confecção de notas avulsas, sendo que é bom sempre fazer um livro-caixa constando as despesas e as notas emitidas em contrapartida a prestação de serviços.

Sobre esse profissional autônomo sem CNPJ irá incidir além do ISS, o INSS, e o IRPF (imposto de renda pessoa física) que tem tributação maior do que o IRPJ (pessoa jurídica).

Quanto ao escritório imobiliário, basta que ambos os sócios sejam corretores, fazer um contrato entre si para delimitar funções e valores e só… O Creci permite esse tipo de atividade, é o mesmo que atuar como autônomo só que será feito em conjunto, ou seja, 2 ou mais profissionais.

Deve ter cuidado apenas para não utilizar nome fantasia e nem o nome “imobiliária” ou “imóveis” na denominação de divulgação de seu escritório.

Quanto a pagar contador, é sempre bom, pois libera o corretor para sua atividade principal que é vender!

Os problemas na fiscalização podem ocorrer sim, caso sejam omitidas as transações imobiliárias em que haja comissionamento e caso os impostos devidos não sejam pagos.

Lembre-se, consulte o site da Receita Federal e pesquise sobre DIMOB, que é uma declaração obrigatória sobre operações imobiliárias que deve ser feita tanto por imobiliárias quanto por autônomos. Verifique no site da Receita sobre isso, tem um manual lá.

Outro conselho, é muito mais caro trabalhar em conjunto como pessoa física do que como pessoa jurídica, então analise se vale a pena manter-se na informalidade.

Eu abri minha Imobiliária e estou tranquilo e com pensamentos grandes em relação ao futuro.

Geralmente contratos com construtoras ou bancos necessitam do CNPJ.

Pense nisso e boa sorte!