Fórum Papo de Corretor Intermediação Imobiliária Métodos de Trabalho – Autônomos e Imobiliárias Responder a: Métodos de Trabalho – Autônomos e Imobiliárias

JRuiz Admin
Mestre
    Número de postagens: 1735

Olá pessoal, nem sabia que isso existia. Aqui no Rio tem muito e nem tinha percebido. Estou a pouco tempo no mercado imobiliário e querendo um meio de legalizar meu negócio, todavia é tudo muito complicado e caro. Com escritório imobiliário tudo parece ser mais simples. Alguém por acaso, poderia me explicar com mais detalhes como proceder…contrato social, NF, sócios… enfim quem puder me ajudar agradeço.

Fabiola

vm.fabiola@gmail.com

ruiz wrote:

Existem somente Corretores de Imóveis autônomos ou imobiliárias, certo? Não. Tem mais um tipo: mais de 50% do mercado é formado pelos “Escritórios Imobiliários”, que não devem ser enquadrados em nenhuma das duas opções anteriores. Explico…

É mais ou menos assim: eu, você e mais 2 ou 3 colegas nos juntamos e resolver estruturar um escritório. Alugamos uma sala, compramos mesas, cadeiras, computadores, etc. Criamos uma marca, a “Somos Nós Consultoria Imobiliária” (não pode conter a palavra “imóveis”, conforme regras do CRECI). Vamos além: contratamos um telefone (ou mais), colocamos um site na Internet e fazemos uma placa bem legal com o nosso logotipo.

Vamos além: criamos uma série de procedimentos para atuar em conjunto no mercado. Basicamente, identificamos os objetivos, os processos, determinamos os pontos de gerência e a maneira como iremos interagir com esses processos. Criamos horários, definimos responsabilidades e começamos a criar nossa carteira de clientes (que é conjunta: ninguém mais tem cliente exclusivo – passa a ser tudo de todos).

Somos um escritório imobiliário como milhares que existem por aí, em diversas categorias, sendo os advogados os mestres neste tipo de associação (Carvalho & Associados, Abreu e Advogados Associados, etc.). Apesar de juridicamente sermos “autônomos”, na prática nos parecemos mais com uma imobiliária comum. Aliás, diga-se de passagem, muitos escritórios imobiliários estão melhor estruturados do que muitas imobiliárias.

Eu acho que essa é a tendência de mercado. Não tem sentido criar uma pessoa jurídica. É caro, complicado e não acrescenta nada. Nossa força está no marketing do grupo, que é o que interessa. Nos detalhes, como na apresentação de uma nota fiscal, por exemplo, (normalmente é recibo), fazemos um a um.

Voltando à realidade, nosso escritório imobiliário tem um conjunto de normas enorme (é uma decisão nossa). Temos procedimento para tudo e tentamos sistematizar ao máximo porque acreditamos que assim faremos mais e melhor, o que nos dá mais resultados e conseqüentemente mais dinheiro no bolso.

Até 65% da comissão que recebemos remunera diretamente as pessoas envolvidas no processo de vendas. Aliás, pagamos por todas as ações de vendas, o que vai desde a captação do imóvel até a entrega das chaves. Nosso portfólio é administrado pelo critério da localização (divisão de áreas) e pela natureza (imóveis avulsos, lançamentos, negócios, etc.). As pessoas incumbidas de certas áreas ou produtos sempre recebem uma pequena parte da comissão de tudo que é vendido naquela área. Também temos funções administrativas e as pessoas encarregadas destas tarefas recebem uma pequena parte da comissão de tudo que é vendido pelo escritório.

Os 35% restantes pagam os custos (aluguel, condomínio, energia elétrica, telefone, Internet, anúncios, placas, etc., etc.) e formam o lucro dos associados, nesse caso eu, você e mais 2 ou 3 colegas.

Também temos estagiários e colaboradores, que recebem a comissão igual a todo mundo, mas não tem participação no lucro.

É mais ou menos assim que funciona nosso escritório. Qualquer dúvida, posta aí.

Abraços,