› Fórum › Papo de Corretor › Intermediação Imobiliária › Mídia ideal para divulgação de imóveis. › Responder a: Mídia ideal para divulgação de imóveis.
Acho que são duas questões distintas:
1. O imóvel deve ser oferecido para um profissional da área, ligado ou não a uma imobiliária, com exclusividade. Sem essa de várias placas em um imóvel ou para uma unidade (caso dos prédios).
2. O corretor ou imobiliária deveria ter a liberdade de colocar sua placa. Isso é bom para o corretor (ou imobiliária) e é bom para o cliente. Um número grande de pessoas, ao procurar seus imóveis, passeia pelos locais anotando telefones que vê em placas. Depois, separa aquilo que lhe interessa e vai até a imobiliária.
Acho que negar essa liberdade é ato muito autoritário.
Além do mais, quando você diz que os corretores estão vinculados à imobiliárias, certamente não está considerando 100% dos corretores. Alguém trabalha como autônomo (ou no mínimo gostaria).
Por fim, é o meu entendimento, esse tipo de coisa só serve para manter privilégios de imobiliária estabelecidas, lembrando que o nascimento de cada uma delas ocorreu quando um corretor começou seu trabalho sozinho, divulgando seu nome através (inclusive) de placas, até conseguir um bom número de clientes e se estabelecer como pessoa jurídica.
Não custa nada lembrar que o Corretor de Imóveis é um profissional preparado, sob os aspectos profissionais e legais, para o exercício da intermediação imobiliária. A lei não estabelece que para esse exercício ele deva estar vinculado a uma imobiliária. O cerceamento desse direito em sua plenitude deveria ser motivo de indignação desses profissionais.