Fórum Papo de Corretor COFECI/CRECI/SINDIMÓVEIS/REDES/ASSOCIAÇÕES A importância do CRECI Responder a: A importância do CRECI

JRuiz Admin
Mestre
    Número de postagens: 1735

:) Perfeita sua colocação.

Mas acho que cabem outras óticas sobre essa questão.

Se o CRECI atua como polícia, que o estado o sustente, como faz com o DETRAN, para quem eu não pago anuidade.

Entretanto, o CRECI poderia (e deveria) assumir uma função ativa no processo de melhoria dos serviços prestados por corretores de imóveis em todo o Brasil, ainda que para isso tenha que mudar sua natureza, principalmente porque tem estrutura e representação em todo o território nacional.

Estou falando não só da fiscalização com caráter punitivo como também (e principalmente) da blitz educativa, prestativa, que mostra ao mercado que nessa “cumbuca tem joio e trigo” e que o próprio mercado se beneficiará se souber separar um do outro (e o CRECI deve mostrar quem é um e quem é outro).

Além disso, acho que o CRECI deve ser um ponto de apoio para o trabalho dos corretores de imóveis (ainda que tenha que mudar sua natureza, insisto), investindo na formação profissional através de treinamentos, palestras, encontros, debates, etc., consolidando “links” entre os setores envolvidos, como construtoras, cartórios, prefeituras, entre outros, enfim, tudo o que estiver ao seu alcance para aprimorar as relações entre compradores, vendedores e, claro, intermediários.

Associada a esta “nova” postura, acho que todos os corretores deveriam participar mais dos CRECIS, cobrando transparência em todos os aspectos da sua gestão, até porquê a distância entre o que há hoje e o que poderia haver amanhã está justamente na mobilização dos corretores.

Sem isso, concordo plenamento contigo: o Estado que o assuma, em todos os sentido, inclusive financeiro.