Últimas Notícias
Home / Marketing Digital / Site não aparece, como divulgar?

Site não aparece, como divulgar?

Site não apareceSe o seu site não aparece nos mecanismos de busca e consequentemente não proporcionou um aumento de contatos ou de negócios, alguma coisa está errada.

Não é raro as pessoas delegarem a tarefa da criação de seus sites para “micreiros”, que são pessoas com algum conhecimento de web-design e geralmente nenhum conhecimento de PHP, W3C, SEO e etc. O resultado normalmente são sites criativos, bonitinhos, mas que ninguém acessa. Em outras palavras, é um esforço inútil.

Há muito tempo acabou o deslumbramento com a internet. Hoje as pessoas buscam conteúdo, praticidade, funcionalidade, informação rápida e útil. Beleza nunca sai de moda, mas os internautas estão muito mais interessados em suprir suas necessidades pessoais do que visitar sites bonitinhos.

Isso significa que o design é importante (principalmente se contribuir com a funcionalidade), mas está longe de ser o principal aspecto relacionado com o site da sua empresa. Vejamos o que realmente é importante:

Seu site aparece no Google, no máximo até as 3 primeiras páginas de pesquisa?

Essa é a questão principal. Para um site aparecer na internet (Google) ele precisa estar bem estruturado, seguir um padrão de internet, ter conteúdo, ser atualizado com frequência e ser otimizado para os mecanismos de busca. Existem outros mecanismos de buscas e outros sites de referência também importantes, tais como Bing, Yahoo, ASK, AOL, etc.

Se você não cumprir as etapas acima (otimização) talvez consiga fazer seu site aparecer para os clientes, mas isso vai lhe custar mais caro. Um site bem feito e competitivo é um site que aparece nos resultados orgânicos (resultados que aparecem naturalmente nos mecanismos de busca). A otimização de um site sempre é uma opção que deve ser esgotada antes de investir em links patrocinados ou outros.

Você utiliza mídias sociais para atrair clientes?

O Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook durante o ano de 2012, saltando de 35 milhões de usuários para 65 milhões de pessoas cadastradas na rede social. O número de usuários do Twitter também é gigantesco, e crescente. Também visitamos muito Youtube, Linkedin, Orkut, Windows Live, Google Plus, etc. São vários ambientes que permitem uma atuação estratégica para atração de clientes, e isso se tornou uma referência que ajuda seu site aparecer nos mecanimos de busca. Você está usando esses recursos de forma correta?

Você divulga seu site através de banners ou links patrocinados?

Além da mídia “comprada” existe a opção de parcerias para troca de links que gera um importante tráfego para o seu site. O resultado dos links patrocinados é inquestionável, quando bem feito é lucro certo.

Especificamente em relação ao seu site:

  • Se você vende produtos, eles estão organizados no seu site por categorias, todos tem preço e existe opção de compra online?
  • Se você vende serviços, existe opção no seu site para os clientes pedirem um orçamento?
  • O processo de compra no seu site está otimizado para uma compra rápida e segura?
  • Existe um sistema de buscas adequado em seu site?
  • Os visitantes do seu site conseguem entrar em contato contigo facilmente (serviço de atendimento ao cliente)?
  • O seu site oferece várias opções de pagamento?
  • Existe um sistema preciso para cálculo de frete em seu site?

Estes são alguns itens importantes que devem ser considerados na avaliação do seu site, e fazem toda a diferença entre sucesso e fracasso nas suas ações na WEB. As respostas a todas as perguntas acima, bem como a orientação para o uso correto dos recursos, estão em uma consultoria de marketing digital. Como divulgar o seu site? Contrate um profissional.

.

Se você está despertando agora para esse universo, talvez queira conferir os textos abaixo:

  1. Conheça os números da internet, são impressionantes
  2. É importante ter um site?
  3. Pequenas empresas devem ter um site na WEB?
  4. Criar site é uma ciência: contrate um profissional
  5. A internet é o meio mais barato e eficaz para divulgar seus produtos

Se você já tem um site, talvez se interesse por estas informações:

  1. Quando vale a pena reformular seu site: sempre
  2. Como aparecer no Google pode fazer diferença
  3. Campanha de link patrocinado é uma ciência: só contrate profissionais

Veja também

Propaganda na internet é mais barato

A propaganda na internet é o meio mais barato e eficaz para divulgar seus produtos …