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Motivação dentro das organizações

Motivação no ambiente de trabalhoMuito se ouve falar sobre motivação dentro de um ambiente de trabalho. Mas realmente o que vem a ser MOTIVAÇÃO? Quando abordamos este tema, abre-se um campo enorme de entendimento sobre o real significado desta palavra. Podemos dizer que MOTIVAÇÃO é quando fazemos algo que nos é prazeroso, nada mais que isso. Pois tudo aquilo que fazemos com gosto, satisfação e acima de tudo com zelo, estamos ativando naturalmente a nossa motivação.

Este tipo de sentimento ou reação, é sempre expressado de dentro para fora da pessoa, e não através imposição. É muito fácil quando os gestores colocam seus colaboradores em uma sala e utiliza vários recursos para mostrar o que é motivação. Mas aí vem a pergunta: Isto realmente vai motivar alguém? Na maioria das vezes não, porque o ambiente de trabalho não propicia este tipo de sentimento. Não estou dizendo que palestras, filmes ou depoimentos não sejam oportunos, mas são sim, ferramentas a serem utilizadas para tal objetivo.

São muitos fatores que podem levar um individuo a se desmotivar. Dentre eles podemos destacar a desvalorização pessoal,falta de oportunidades de crescimento profissional, carência de um plano de carreira, baixos salários, falta de benefícios, enfim, são inúmeros fatores que podem nortear este sentimento.

Sendo assim, vamos analisar se estamos fazendo a coisa certa para buscar a sua motivação enquanto gestor ou a de seus colaboradores.

O que um gestor pode fazer para manter sua equipe motivada? É preciso ter espírito de liderança, buscar um relacionamento de confiança entre líder e equipe. Uma boa relação precisa deste sentimento. Sempre jogar limpo com seus colaboradores, conhecê-los, ajudar de maneira cordial e ser duro na hora certa, sempre buscando solucionar os problemas junto a sua equipe, de forma a impactar o mínimo possível o ambiente de trabalho. E por ultimo oferecer a capacitação ideal para as funções, pois o que mais atrapalha um ambiente de trabalho é a falta de capacitação para o crescimento profissional. Este deve ser um dos principais focos do gestor, manter um nível satisfatório de colaboradores capacitados para exercer as principais funções dentro da equipe. Estamos falando em multifuncionalidade. Isso torna o individuo mais valorizado e consequentemente mais motivado a aprender e se desenvolver, facilitando para o gestor quando for necessário o remanejamento de pessoal.

E qual é o papel do colaborador para se manter motivado? Primeiramente é saber o que você quer profissionalmente. É buscar fazer realmente o que gosta ou tem dom. Nunca esperar que a empresa ou seu gestor lhe ofereça capacitação, e sim buscar uma especialização. O mercado esta carente de profissionais capacitados ou especializados. Conquiste a confiança do seu gestor, e busque os estudos, pois é ele que vai lhe garantir um futuro melhor e te manter motivado.

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